Bolsonaro comemora 100 mi de doses de vacinas distribuídas aos estados
Em publicação nas redes sociais, chefe do Executivo afirmou que a notícia não é “tão boa para os que torcem contra o próprio país”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou o Twitter para comemorar a marca de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas aos estados. Segundo o chefe do Executivo, a notícia não é “tão boa para os que torcem contra o próprio país”.
“Notícia não tão boa para os que torcem contra o próprio país e que continuam fazendo palanque com as lamentáveis perdas nessa guerra contra o vírus: nos próximos dias chegaremos à marca de 100 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 distribuídas aos estados”, escreveu o presidente.
– Notícia não tão boa para os que torcem contra o próprio país e que continuam fazendo palanque com as lamentáveis perdas nessa guerra contra o vírus: nos próximos dias chegaremos à marca de 100 MILHÕES de doses de vacina contra a covid-19 distribuídas aos estados.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 1, 2021
A farmacêutica Pfizer envia ao Brasil, nesta terça-feira (1º/6), a primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 para o mês de junho. Nos próximos 30 dias, a empresa deve mandar um total de 12 milhões de unidades ao país. O primeiro lote conta com 936 mil unidades e deve pousar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 20h.
Até esta quinta-feira (3/6), mais duas remessas devem chegar: uma com mais 936 mil unidades na quarta-feira, e a outra, com 527 mil, na quinta. Essa dinâmica de três entregas semanais será repetida durante todo mês de junho, até que o laboratório complete o envio das 12 milhões de vacinas.
O Brasil tem dois contratos assinados com a Pfizer para a compra de vacinas contra a Covid-19. O primeiro deles, de 100 milhões de doses, foi assinado em março deste ano.
Do total, o país recebeu 1 milhão, em abril, e 2,5 milhões, em maio. As 12 milhões de doses para o mês de junho fazem parte desse montante. O restante das vacinas do primeiro contrato de 100 milhões deve ser entregue no segundo semestre.
Na última semana, a coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI), Francieli Fontana, afirmou que, com as novas determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde poderá distribuir a vacina da Pfizer aos 5.570 municípios brasileiros.