metropoles.com

Bolsonaro chega à Itália para reunião do G20 e visita a parentes

Presidente viajou para a Europa acompanhado dos ministros Paulo Guedes, da Economia, e Carlos França, das Relações Exteriores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro, durante Cerimônia de Sanção do Projeto de Lei que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região 13
1 de 1 Bolsonaro, durante Cerimônia de Sanção do Projeto de Lei que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região 13 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Enviado especial a Roma – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou na Itália na tarde desta sexta-feira (29/10), horário local, para uma série de compromissos, que vão desde a reunião do G20 – grupo das maiores economias do planeta – até uma visita à cidade considerada o berço de sua família paterna.

O primeiro compromisso do mandatário da República será uma reunião bilateral com o presidente da Itália, Sergio Mattarella. A previsão é que os dois se reúnam às 19h (14h, no Brasil), no Palácio do Quirinal, residência oficial do chefe de Estado italiano.

No sábado (30/10) e no domingo (31), Bolsonaro participará de reuniões com outros líderes mundiais no G20. O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o chanceler, Carlos França, acompanharão o titular do Planalto nas agendas do evento.

O foco da reunião dos líderes mundial do G20 deste ano, a chamada Cúpula de Roma, visa discutir iniciativas para recuperação econômica, tributação internacional e respostas à pandemia da Covid-19, proteção ao meio ambiente e mudanças climáticas.

Também haverá discussão sobre reformas nas organizações mundiais da Saúde (OMS) e do Comércio (OMC), além do revigoramento do comércio e de investimentos internacionais após os efeitos da pandemia do novo coronavírus no mercado internacional.

Segundo fontes do Itamaraty, o mandatário brasileiro defenderá que o G20 precisa focar na busca de respostas para a recuperação econômica no pós-pandemia e sustentará que o comércio e investimentos internacionais são os instrumentos mais poderosos para o desenvolvimento sustentável.

Além de Guedes e França, a comitiva presidencial é composta pelos ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; e da Cidadania, João Roma. A primeira-dama brasileira, Michelle Bolsonaro, cogitou acompanhar Bolsonaro na viagem, mas desistiu de última hora.

Outras agendas

Na segunda-feira (1º/11), Bolsonaro irá à província de Pádua, onde receberá o título de Cidadão Honorário do município de Anguillara Vêneta, região onde seu bisavô paterno nasceu. Na cidade, participará de um almoço com a prefeita Alessandra Buoso, que é de um partido de extrema direita, e com parentes distantes.

Na terça-feira (2/11), o presidente vai ao município de Pistoia. Lá, participará, pela manhã, de cerimônia em memória de pracinhas brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial. A previsão é que Bolsonaro retorne ao Brasil no início da tarde de terça (2/11).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?