Bolsonaro: “Até triplico o Fundeb. Desde que digam de onde vem o dinheiro”
Fundo que financia a educação básica está sendo rediscutido no Congresso e votação ficou para esta terça-feira, após impasses
atualizado
Compartilhar notícia
O impasse na Câmara sobre a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) está respingando no governo e, cobrado por apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro garantiu em postagem no Facebook nesta segunda (20/7) que os recursos serão mantidos. O presidente, que está em quarentena enquanto se recupera da Covid-19, provocou ainda os parlamentares ao dizer que pode até triplicar o valor do fundo, mas que precisa saber a fonte de recursos.
Veja a troca de mensagens, que ocorreu na área de comentários de uma postagem no perfil do presidente:
A Proposta de Emenda Constitucional que renova o Fundeb tramita há três anos no Congresso e estava para ser votada quando o governo enviou um novo texto, com novidades como a destinação de parte dos recursos para uma espécie de vale-creche que possa ser usado na rede privada.
Como o texto prevê uma reestruturação à partir de 2022, parlamentares apontaram para o risco do Fundeb ficar sem dinheiro em 2021. Segundo a resposta de Bolsonaro, isso não deve ocorrer.
A Câmara deve retomar nesta terça (21/7) a votação do tema.
Cloroquina
O perfil presidencial no Facebook respondeu a outra crítica com uma provocação na tarde desta segunda (20/7). Cobrado sobre sua insistente defesa da cloroquina como remédio contra a Covid-19, apesar da falta de comprovação científica, Bolsonaro não respondeu diretamente e preferiu ironizar a pessoa que o criticou. Veja:
No domingo, Bolsonaro chegou a erguer uma caixa de cloroquina em gesto semelhante ao de levantar um troféu em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada. O presidente tem dito que melhorou dos sintomas da Covid-19 após iniciar o uso do medicamento.