metropoles.com

Bolsonaro ataca lockdown em Araraquara e prefeito reage: “Inverdades”

O presidente Jair Bolsonaro criticou mais uma vez o novo decreto de lockdown na cidade, que é governada por um prefeito do PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro , durante apresentação das ações para desburocratização e atração de investimentos para setor de turismo 3
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro , durante apresentação das ações para desburocratização e atração de investimentos para setor de turismo 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar a cidade de Araraquara, que decretou novo lockdown para tentar frear a Covid-19, durante live na noite de quinta-feira (17/6). O município terá fechamento de atividades não essenciais a partir deste domingo (20).

Sem apresentar dados, Bolsonaro disse que Araraquara, que tem como prefeito Edinho Silva (PT), tem mais mortes que a média do Brasil.

“Nós temos um prefeito que não sei o que tem na cabeça dele, de Araraquara, que novamente [está] programando um novo lockdown na sua cidade. Uma cidade que morre mais gente que a média no Brasil”, disse o presidente na transmissão.

Bolsonaro reforçou seu argumento ao dizer que a Argentina adotou as mesmas medidas e, segundo ele, não teve efeito positivo.

Em resposta, o prefeito petista declarou que o presidente do Brasil reproduziu “inverdades”. De acordo com os boletins mais recentes, o índice de letalidade registrado em Araraquara é de 2,01%, enquanto que o Brasil tem 2,8%.

“Penso que o presidente da República deveria estar usando a força do seu cargo para unificar o nosso país em defesa da vida para que o Brasil Unido pudesse vencer esse momento tão difícil da nossa história”, declarou o petista, em vídeo publicado nesta sexta (18).

Lockdown

Até o momento, Araraquara tem 487 mortes por Covid-19 e 24.216 casos positivos da doença. A taxa de ocupação de de leitos de enfermaria é de 71%. Na UTI, o índice está em 86%.

O prefeito Edinho decretou lockdown pela primeira vez após o sistema de saúde colapsar no início deste ano. As medidas valeram de 21 de fevereiro a 2 de março.

Depois disso, Araraquara reduziu o número de mortes em 60% no mês de abril, segundo a prefeitura. Entretanto, os indicadores voltaram a subir a partir de maio.

De acordo com ele, a adoção de fechamento só é feita porque o ritmo da vacinação no país é lento. “Se tivéssemos imunizando o povo brasileiro com a rapidez que a situação exige, certamente Araraquara e nenhuma cidade do Brasil adotaria medidas restritivas.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?