Bolsonaro apaga tuíte do “golden shower” após revelação de ação no STF
Advogados da dupla retratada nas imagens ingressaram com ação no Supremo para que a postagem fosse excluída
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) apagou de seu perfil no Twitter, nesta quinta-feira (21/3), a publicação que mostrava duas pessoas praticando o chamado “golden shower” no Carnaval. A exclusão do controverso tuíte, 16 dias após a publicação na conta oficial do presidente, acontece um dia depois de a BBC News Brasil revelar que os advogados da dupla retratada nas imagens ingressaram com pedido de um mandado de segurança ao Supremo Tribunal Federal (STF), exigindo que a postagem fosse excluída da conta de Bolsonaro.
O pedido foi protocolado na última terça (19). Na quarta-feira (20), o ministro Marco Aurélio Mello foi escolhido como relator do caso.
Procurada, a Advocacia-Geral da União informou que a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) seria a responsável pelo caso. A BBC News Brasil entrou em contato com a Secom, que limitou-se a dizer, em nota, que “a Presidência da República informa que não vai comentar o assunto”.
A reportagem também entrou em contato com os advogados da dupla do “golden shower”. Em nota, os defensores Flavo Grossi e Cynthia Almeida Rosa disseram que tomaram conhecimento da exclusão “aparentemente voluntária do tuíte”.
“Em que pese a atitude republicana do mandatário da nação, consideramos que, processual e tecnicamente, ainda há questões jurídicas a serem enfrentadas pelo Supremo Tribunal Federal”, dizem os advogados, sem dar detalhes sobre o processo, que corre em segredo de Justiça.
“É preciso destacar que a atitude do presidente é uma grande vitória para os artistas, para a democracia e para o pleno respeito e fruição dos direitos fundamentais, que são inalienáveis, irrenunciáveis e invioláveis, inclusive por ações do Presidente da República”, prosseguem os defensores.
Confira o tuíte que o presidente deletou de sua conta (as cenas do vídeo são fortes):
Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conslusões: pic.twitter.com/u0qbPu9sie
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 5 de março de 2019