metropoles.com

Bolsonaro ao pedir desculpas a Israel: “Querem me afastar dos judeus”

Presidente enviou carta após declaração de que era possível perdoar os nazistas. Segundo ele, o perdão é “pessoal” e não histórico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Bolsonaro Israel
1 de 1 Bolsonaro Israel - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) enviou carta a embaixada israelense neste domingo (14/4) após uma declaração sua ter provocado reações negativas do Memorial do Holocausto e do presidente israelense, Reuven Rivlin.

Na quinta-feira (11/4), após encontro com evangélicos no Rio, o presidente disse que  “poderia perdoar, mas não esquecer”, o extermínio de 6 milhões de judeus pelos nazistas. “O perdão é algo pessoal, nunca num contexto histórico como no caso do Holocausto, onde milhões de inocentes foram mortos num cruel genocídio”, escreveu o presidente à embaixada.

A carta foi uma reposta às críticas sofridas por Bolsonaro após a declaração. Rivlin, que preside Israel, disse, em sua página no Twitter: ““Nós nunca perdoaremos e nunca esqueceremos”. O israelense acrescentou que líderes políticos são responsáveis por moldar o futuro e historiadores descrevem o passado. “Nenhum deveria vagar pelo território do outro”, completou.

O Memorial do Holocausto publicou: “Não é direito de nenhuma pessoa determinar se crimes hediondos do Holocausto podem ser perdoados”, disse o Yad Vashem – nome em hebraico do Museu do Holocausto.

O jornal norte-americano New York Times também publicou reportagem sobre as declarações de Bolsonaro, na qual questiono se era possível perdoar o genocídio.

“Ao povo de Israel: deixei escrito no livro de visitantes do Memorial do Holocausto em Jerusalém: ‘AQUELE QUE ESQUECE SEU PASSADO ESTÁ CONDENADO A NÃO TER FUTURO’.”, disse o presidente em outro trecho da carta.

“Portanto, qualquer outra interpretação só interessa a quem quer me afastar dos amigos judeus. Já o perdão, é algo pessoal, nunca num contexto histórico como no caso do Holocausto, onde milhões de inocentes foram mortos num cruel genocídio”, prossegue.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?