Bolsonaro agradece apoio de Kast, político ultradireitista do Chile
Presidente se referiu a Jose Antonio Kast como “farol para a América Latina e para o mundo”. Ele já foi chamado de Bolsonaro chileno
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL) publicou um texto nas suas redes sociais nesta sexta-feira (30/9) agradecendo o apoio que recebeu de José Antonio Kast, político chileno de extrema direita.
“Líder da bem-sucedida campanha contra a nova constituição chilena, envia seu apoio para que o Brasil siga no caminho da ordem e da liberdade, sendo um farol para a América Latina e para o mundo”, escreveu Bolsonaro no Twitter.
Junto do texto, Bolsonaro publicou um vídeo em que José Antonio Kast se posiciona sobre as eleições de 2022 no Brasil.
“Neste domingo, o Brasil joga pela liberdade. Têm sido anos de maior progresso e segurança. Do Chile, desejamos todo êxito ao presidente Jair Bolsonaro, para que derrote uma vez mais a esquerda radical”, disse Kast na gravação.
– Desde o Chile, @joseantoniokast, líder da bem-sucedida campanha contra a nova constituição chilena, envia seu apoio para que o Brasil siga no caminho da ordem e da liberdade, sendo um farol para a América Latina e para o mundo.
– Deus, Pátria, Família, Vida e Liberdade! pic.twitter.com/sjqepP8ibt
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) September 30, 2022
Mudança na constituição
Kast ficou em segundo lugar na eleição presidencial do Chile de 2021, perdendo para o candidato de esquerda Gabriel Boric. Com suas ideias ultraconservadoras, Kast já foi chamado de “Bolsonaro chileno”.
O político do Chile é simpatizante de Augusto Pinochet, ex-ditador do Chile, e fez campanha contrária a uma reformulação da constituição do país, o que passou por plebiscito em setembro.
A ideia da mudança era retirar o legado de Pinochet no texto da legislação, mas em plebiscito, a população chilena rejeitou a proposta de nova constituição.