metropoles.com

Bolsonaro afirma não acreditar que Cid tenha cometido fraude

Ex-presidente Jair Bolsonaro depôs no âmbito da Operação Venire, que investiga possíveis fraudes em cartões de vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jair Bolsonaro e Mauro Cid
1 de 1 Jair Bolsonaro e Mauro Cid - Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu em defesa de Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens da Presidência, durante depoimento que prestou à Polícia Federal nesta terça-feira (16/5). Aos delegados, Bolsonaro disse não acreditar que Cid tenha “arquitetado a inserção de dados falsos” no sistema de vacinação do Ministério da Saúde, embora também tenha dito que não faz ideia de quem possa ter cometido fraude.

A ser questionado se Cid seria o mentor de “toda a ação criminosa relativa às inserções de dados falsos de vacinação”, Bolsonaro, a princípio, ressaltou que, se isso ocorreu, foi à sua revelia e que não determinou que fossem inseridos dados fraudulentos nos sistemas. No entanto, destacou que “não acredita que Cid tenha arquitetado a inserção de dados falsos em seu nome ou em nome de sua filha no sistema do SI-PNI do Ministério da Saúde”.

Em seu depoimento, Bolsonaro observou que sequer saber mexer no aplicativo do ConecteSUS, que sua filha não tem uma conta no gov.br e que sempre “ecoou ao mundo que não foi vacinado”.

O ex-presidente depôs por mais de três horas à Polícia Federal no âmbito da Operação Venire, que apura suposto esquema de fraudes nos cartões de vacinação. À frente do crime, estaria Cid e envolveria Bolsonaro, sua filha e pessoas próximas, além do próprio Cid.

No depoimento, Bolsonaro afirma que nunca ouviu Mauro Cid mencionar o esquema ou como obteve os certificados, apesar de o ex-ajudante de ordens ficar encarregado de toda a sua gestão pessoal. O ex-presidente ainda ressalta que sequer sabe operar o ConecteSUS.

“Indagado se Mauro Cesar Cid relatou ao declarante como obteve certificados de vacinação contra Covid-19 falsos, respondeu que Mauro Cid nunca comentou como obteve os certificados de vacinação; que sequer comentou sobre certificados de vacinas”, diz trecho do depoimento.

As versões, no entanto, se chocam com as diligências da Polícia Federal. Quando a documentação que embasou a prisão de aliados bolsonaristas, como o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, foi liberada por Moraes, tornou-se público que o usuário de Bolsonaro no aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, emitiu ao menos quatro vezes certificados de vacinação contra Covid-19 que seriam do ex-presidente.

Depoimento

Sobre o certificado de vacinação emitido diretamente do Palácio do Planalto antes de Bolsonaro embarcar para o autoexílio em Orlando (EUA), no início da tarde de 30 de dezembro, o ex-mandatário diz que não sabe quem fez a emissão.

Sobre o ex-major do Exército Ailton Gonçalves Moraes Barros, que alegou em um áudio a Mauro Cid saber quem assassinou a vereadora Marielle Franco, Bolsonaro afirmou que o conhece há 20 anos e que Cid nunca relatou o comentário de Ailton sobre a vereadora a ele.

O ex-presidente ainda relatou que nunca conheceu o secretário de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos Brecha, preso por falsificar os registros de vacinação de Jair Bolsonaro (PL).

“Indagado sobre os motivos que levaram o secretário de Governo de Duque de Caxias, João Carlos Brecha, a inserir os dados falsos de vacinação contra a Covid-19 em nome do declarante no sistema do Ministério da Saúde, respondeu que não tem a menor ideia do motivo […].”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?