metropoles.com

Bolsonaro abre “lives semanais” e repete que reforma ataca privilégios

Presidente disse ainda que espera que o texto dos ajustes previdenciários não seja “muito desidratado” pela Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Bolsonaro participa de evento de fuzileiros navais no Rio de Janeiro
1 de 1 Bolsonaro participa de evento de fuzileiros navais no Rio de Janeiro - Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Após a repercussão negativa da publicação de teor obsceno em seu Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) estreou, de surpresa, uma “live” semanal em seu Facebook. O anúncio que haveria uma transmissão ao vivo veio também pelo Twitter no fim da tarde desta quinta-feira (7/3), pouco mais de 20 minutos antes do início da transmissão. Na live, Bolsonaro recorreu ao discurso de combate aos privilégios e assegurou que os militares também entrarão na reforma da Previdência.

Ao afirmar que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência é essencial, Bolsonaro tentou acenar aos deputados, dizendo que o “parlamento é soberano para fazer qualquer possível alteração”, mas que espera que a proposta não seja muito desidratada.

O texto foi entregue por ele no último dia 20 de fevereiro à Câmara dos Deputados e, durante a transmissão no Facebook, Bolsonaro repetiu que proposta da reforma da Previdência combate privilégios, dizendo que parlamentares também deverão se aposentar com, no máximo, o teto da aposentadoria, que é de pouco mais de R$ 5,8 mil. Atualmente, o salário de um deputado ultrapassa os R$ 35 mil mensais.

Para que o texto comece a andar na Câmara, ainda é preciso que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seja instalada e os membros sejam indicados, o que deve acontecer a partir de semana que vem.

Os deputados também contestam a ausência dos militares na reforma. A promessa da equipe econômica é que o projeto de lei que trata das alterações de regras de aposentadoria para militares chegue até o dia 20 na Casa, e tramite ao mesmo tempo que o texto dos civis.

“Conselho”
Em uma live de menos de meia hora, o presidente falou, entre outros assuntos, da Medida Provisória 873/2019, que endureceu as regras dos impostos sindicais e reclamou de uma exigência de edital para concurso do Banco do Brasil, além de falar sobre a frase polêmica dita nesta quinta de que a “democracia só existe se as Forças Armadas assim o quiserem”. As outras redes do presidente – suas contas no Twitter e no Instagram – não reproduziram o vídeo ao vivo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?