metropoles.com

Bolsonaristas querem que Nísia explique vacinação de crianças no PNI

Deputados da oposição aprovaram que Nísia Trindade, ministra da Saúde, compareça à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
nísia trindade câmara dos deputados
1 de 1 nísia trindade câmara dos deputados - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (6/11), três requerimentos que convidam a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a comparecer ao colegiado. Todos pedem esclarecimentos sobre a inclusão de crianças de seis meses a cinco anos no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.

O convite para a ida da ministra à comissão ficou marcado para o próximo dia 28/11, a partir das 13h30.

Todos os pedidos são assinados por parlamentares bolsonaristas: Nikolas Ferreira (PL-MG), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Jordy (PL-RJ). A comissão também aprovou um quarto requerimento, de Bia Kicis (PL-DF), para a realização de uma audiência pública sobre o tema.

O Ministério da Saúde incluiu os imunizantes contra a Covid-19 no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com a medida, apenas grupos prioritários serão vacinados anualmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de crianças, o público-alvo também envolve grupos vulneráveis como idosos; imunocomprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com comorbidades; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas em instituições de longa permanência e trabalhadores; pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema de privação de liberdade; e pessoas em situação de rua.

A audiência pública proposta por Bia Kicis sugere, além da ministra da Saúde, nomes envolvidos em desinformação sobre os imunizantes contra a Covid, como o imunologia Roberto Zeballos, o infectologista Francisco Cardoso e o cardiologista norte-americano Peter McCullough.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?