Bolsonaristas driblam PM, arrancam grades e ocupam a Esplanada
Combinado era de que eles apenas desfilariam no local, mas muitos já ocupam o espaço com barracas e veículos, sem previsão de saída
atualizado
Compartilhar notícia
Após a liberação da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), caminhoneiros descumprem promessa feita na negociação, de apenas desfilar pela via, e estão estacionados nas seis faixas do Eixo Monumental rumo à Praça dos Três Poderes, na noite desta segunda-feira (6/9).
A barreira policial que havia sido montada perto da Rodoviária agora está na frente do Ministério das Relações Exteriores, quase na altura do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), alvos da ira dos manifestantes.
Ao chegarem ao local, alguns chegaram a arrancar grades na rua anterior ao prédio do Congresso, mas foram controlados pela polícia e por outros participantes do ato.
Veja fotos:
Pedestres também desceram em peso a Esplanada horas antes da manifestação prevista e já ocupam o canteiro central e a lateral do Ministério da Economia com barracas. O plano era revistar todo mundo que entrasse na Esplanada amanhã e vetar o trânsito de veículos, mas ninguém que acessou a área passou pelo procedimento.
O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e a PMDF sobre a imagens de manifestantes retirando as grades de proteção. Não houve respostas das instituições até o momento. O espaço está aberto para eventuais manifestações.