metropoles.com

Bolsonarista protocola requerimento de CPMI sobre atos golpistas

Senador bolsonarista Luis Carlos Heinze protocolou pedido de abertura de uma CPMI para apurar os atos golpistas de 8/1 no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Waldemir Barreto/Agência Senado
Luis Carlos Heinze, autor do pedido de CPMI. Ele é bolsonarista - Metrópoles
1 de 1 Luis Carlos Heinze, autor do pedido de CPMI. Ele é bolsonarista - Metrópoles - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador bolsonarista Luis Carlos Heinze (PP-RS) protocolou, nesta terça-feira (14/2), o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de de Inquérito (CPMI) para apurar os atos golpistas registrados no dia 8/1 em Brasília. Trata-se do segundo pedido nesse sentido, uma vez que a senadora Soraya Thronicke (União-MS) requereu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os políticos e financiadores que apoiaram os atos terroristas.

A diferença entre os dois pedidos versa na composição da possível comissão. No protocolado por Soraya, participariam somente senadores. Já o texto de Heinze prevê a participação conjunta de parlamentares tanto do Senado quanto da Câmara.

“O Brasil quer saber nome e sobrenome de todos os responsáveis. O Brasil tem hoje quase mil presos políticos, grande parte de forma arbitrária”, disse Heinze ao anunciar o pedido de CPMI. O senador faz referência às 912 pessoas que seguem custodiadas no Centro de Detenção Provisória II e na Penitenciária Feminina do Distrito Federal pelos ataques do dia 8/1.

O pedido protocolado por Soraya em janeiro, em tempo, ultrapassou as 27 assinaturas necessárias para que seja instaurada a CPI. Mas, como alguns senadores que apoiaram o texto perderam o mandato na troca de legislaturas, essa conta precisa ser refeita. Para a Comissão seja instaurada, é preciso que o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) acate o pedido.

Ainda em janeiro, o senador afirmou reconhecer a existência de fato determinado para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito e considerou que o pedido de Thronicke é pertinente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se posicionou contra a instauração de uma CPI. “Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora”, afirmou o petista em entrevista ao G1, dez dias após os atos terroristas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?