metropoles.com

Vídeo: bolsonarista é acusado de homofobia contra deputada trans na CPI do 8/1

Integrantes da CPI do 8/1 acusaram o bolsonarista Abílio Brunini de cometer transfobia contra a deputada Erika Hilton durante a sessão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Foto colorida da deputada federal Erika Hilton - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da deputada federal Erika Hilton - Metrópoles - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Parlamentares que integram a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro acusaram o deputado da oposição Abilio Brunini (PL-MT) de transfobia contra a deputada Erika Hilton (PSol-SP), durante a sessão desta terça-feira (11/7).

A situação gerou um tumulto na oitiva do depoimento do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid. A fala de Abílio foi observada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).

“O senhor Abílio foi homofóbico, fez uma fala homofóbica. Quando a companheira estava se manifestando, ele disse que ela estava ‘oferecendo serviços’. Isso é homofobia, é um desrespeito e peço à vossa excelência que peça para o deputado se retirar”, afirmou o petista.

Após o caos, o presidente da CPI, Arthur Maia (União-BA) informou que o caso será investigado.

“Eu não ouvi, mas outros deputados disseram que ouviram. O deputado Abílio disse que não falou. A nossa decisão é a seguinte: nós vamos fazer uma investigação, vendo as filmagens. Se vossa excelência falou, vai ter a leitura labial e vai ser fácil que isso seja identificado. Se vossa excelência de fato agir dessa forma, vai ter uma penalidade contra o senhor”, disse o deputado Arthur Maia a Brunini.

Veja o momento:

A confusão teve início durante a fala da deputada Érika Hilton, que denunciava o comportamento do deputado Abílio. Antes, ele havia sido alvo de críticas por fazer gravações com a finalidade de ironizar os integrantes da CPI. Em pronunciamento, a deputada Érika disse que Brunini precisava “tratar sua carência em outro espaço”, pois o Legislativo era um lugar sério.

Após o tumulto, o presidente da comissão anunciou que o caso será levado à polícia legislativa: “Eu solicito à secretaria da comissão parlamentar mista de inquérito que envie para a polícia legislativa a cópia dessa filmagem para que se faça uma apuração”, disse Arthur Maia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?