metropoles.com

Bolsonarista Bismark Fugazza é preso no Paraguai, diz defesa

Bismark Fugazza, do Canal Hipócritas, teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes acusado de incentivar um golpe contra Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bismark Fugazza
1 de 1 Bismark Fugazza - Foto: Reprodução

O militante bolsonarista Bismark Fugazza (imagem em destaque), integrante do Canal Hipócritas no YouTube, foi preso na tarde desta sexta-feira (17/3) em Assunção, no Paraguai. A informação foi confirmada pela defesa do youtuber.

Fugazza teve a prisão decretada em dezembro de 2022, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob a acusação de estar incentivando atos golpistas contra a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e havia fugido do país.

Apesar de foragido da Justiça brasileira, ele havia divulgado em redes sociais que estava no Paraguai para ajudar na campanha de um candidato conservador à presidência do país sul-americano, Santiago Peña.

De acordo com o jornalista Oswaldo Eustáquio, que também é um militante bolsonarista com prisão decretada por Moraes, policiais e promotores paraguaios, acompanhados por agentes da Polícia Federal do Brasil, cercaram o prédio onde os dois estão ficando, em Assunção, entraram no apartamento ocupado por eles e deram voz de prisão a Fugazza. A PF não confirma a operação em país estrangeiro e diz que só atua em território nacional.

“Eu não fui preso porque mostrei a eles um documento que consegui da Justiça paraguaia que me protege com base na soberania paraguaia”, disse Oswaldo Eustáquio, que pediu asilo no país vizinho, ao Metrópoles.

A prisão de Bismark Fugazza ocorre no âmbito do inquérito das fake news, do STF, que é sigiloso. Por isso, a Corte não comenta a prisão nem os próximos passos do processo.

Segundo Oswaldo Eustáquio, porém, Fugazza estaria sendo levado por terra para o Brasil.

O advogado que representa Fugazza no Paraguai disse à reportagem que está tentando evitar que seu cliente seja trazido para o Brasil e que espera resposta da Justiça paraguaia.

Veja relato de companheiros de Fugazza no Canal Hipócritas sobre a prisão:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?