metropoles.com

Bolsa Família: 4 milhões de crianças estiveram fora da escola em 2023

Um em cada cinco beneficiários do Bolsa Família em fase escolar não foi localizado na instituição de ensino entre junho e julho de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Na foto, sala de aula vazia
1 de 1 Na foto, sala de aula vazia - Foto: Getty Images

De acordo com material obtido pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas, cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, beneficiárias do Bolsa Família, não estavam em sala de aula entre junho e julho de 2023. O número equivale a 21,1% dos beneficiários em fase escolar. Os dados obtidos ainda mostram que outros 515,3 mil inscritos não apresentavam informações sobre frequência escolar.

Em resposta à agência, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), através da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, afirmou que a substituição do Programa Bolsa Família (PBF) pelo Programa Auxílio Brasil (PAB), entre outubro de 2021 e fevereiro de 2023, e a restituição do PBF em março passado, provocaram mudanças nas idades de acompanhamento. De acordo com o órgão, as alterações nos programas devem ser levadas em consideração ao se analisar os dados.

“No período [de 2007] até novembro de 2019, as crianças, adolescentes e jovens de 6 a 17 anos eram objeto do acompanhamento; com a instauração do PAB, houve a expansão do público para acompanhamento na educação que passou a incluir as crianças, adolescentes e jovens de 4 a 21 anos”. De acordo com o órgão, “os totais apresentados refletem essas mudanças que foram acontecendo durante o período de 2007 a 2023”.

O Metrópoles solicitou o posicionamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Ministério da Educação (MEC) em frente aos números revelados pela Fiquem Sabendo, porém, até a publicação dessa matéria não obteve resposta de nenhum dos órgãos. O espaço segue aberto para manifestação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?