Bolsa de SP inaugura escultura de touro inspirada na de Wall Street
Estátua fica em frente à sede da B3, no centro de São Paulo, e faz alusão à escultura do touro de bronze, localizada em Manhattan, Nova York
atualizado
Compartilhar notícia
Foi inaugurada nesta terça-feira (16/11) a escultura Touro de Ouro, em frente ao prédio da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, na Rua XV de Novembro, no centro de São Paulo. A estátua faz alusão a um dos símbolos da Bolsa de Valores americana: um touro de bronze esculpido em 1989 e localizado em Wall Street, centro financeiro em Manhattan, Nova York.
A novidade foi desenvolvida pelo artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli, que apresentou a obra juntamente com Gilson Finkelsztain, CEO da B3, e Pablo Spyer, apresentador e influenciador digital.
A empresa afirma que a estrutura representa “a força e a resiliência do povo brasileiro” para valorizar o centro histórico de São Paulo e o “desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil”.
“O centro é o coração do mercado financeiro e, após a fusão que originou a B3, em 2017, a companhia optou não apenas em permanecer na região, como em contribuir para sua retomada”, disse Finkelsztain.
A obra foi construída sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva. A estrutura tem 5,10 metros de comprimento, 3 de altura e 2 de largura.
Hoje inauguramos a escultura do Touro de Ouro no centro de São Paulo. Um presente da B3, a bolsa do Brasil, de @PabloSpyer, e do artista plástico @Rafael Brancatelli, para a cidade de São Paulo e o mercado financeiro brasileiro. pic.twitter.com/Xcnmvwpg0j
— B3 (@B3_Oficial) November 16, 2021
A B3 reforçou que, no mês de outubro, atingiu a marca histórica de 4 milhões de contas de pessoas físicas em renda variável. Daí o momento oportuno para exibir ao público a escultura do Touro de Ouro.