metropoles.com

Bolívia: Evo Morales confirma candidatura à presidência para 2025

Ex-presidente Evo Morales evidencia críticas e divergências com o atual presidente e antigo aliado Luis Arce, do mesmo partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Federico Rotter/NurPhoto via Getty Images
imagem colorida mostra evo morales ex-presidente da bolívia - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra evo morales ex-presidente da bolívia - Metrópoles - Foto: Federico Rotter/NurPhoto via Getty Images

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales confirmou neste domingo (24/9) que será candidato à Presidência da República nas eleições de 2025. O anúncio ocorre em meio à escalada de críticas do líder político ao atual presidente e antigo aliado Luis Arce, seu ex-ministro da Economia.

“Decidimos aceitar os pedidos de nossa militância e de tantas irmãs e irmãos que participam de nossas reuniões em todo o país para ser candidato à Presidência de nossa querida Bolívia”, escreveu Morales nas redes sociais.

Ele e Arce fazem parte do mesmo partido, o Movimento ao Socialismo (MAS). Em seu comunicado, Evo Morales disse que sua decisão foi motivada por “ataques do governo” que tentariam excluí-lo até mesmo fisicamente. “Vou dar tudo o que puder, ainda temos forças. Vamos enfrentar com verdade, dignidade e honestidade todas essas agressões que sofremos”, continuou.

As eleições presidenciais do país estão marcadas para 2025. Morales presidiu a Bolívia entre 2006 e 2019. Na primeira semana de outubro, o partido governista realiza um congresso que pode pautar a construção de uma comissão para organizar as primárias da sigla.

A candidatura de Morales pode, ainda, enfrentar impedimento judicial. Isto porque a legislação bolivariana prevê o mandato presidencial de cinco anos com apenas um mandato de reeleição.

O ex-presidente tentou assumir um novo mandato em 2019. A oposição, apoiada pelas Forças Armadas do país, não reconheceu o resultado e Morales se exilou no México, enquanto a então senadora Jeanine Añez assumiu interinamente a presidência. Ela foi presa em 2021 e condenada em 2021 a dez anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?