Boletim Focus reduz previsão de alta do PIB pela 11ª vez no ano
Documento divulgado pelo Banco Central reúne a estimativa de mais de 100 instituições financeiras para os principais indicadores econômicos
atualizado
Compartilhar notícia
O Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (27/12), revela que o mercado reduziu mais uma vez a projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021. A previsão já passou por 10 quedas anteriores, e caiu de 4,58% para 4,51% em uma semana. Em novembro, era esperado um crescimento de 4,78% na economia. O documento do Banco Central reúne a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.
Em relação ao ano que vem, os analistas projetam a variação positiva de 0,42%. O nível de crescimento, porém, está abaixo do registrado nos três anos anteriores ao início da pandemia.
Os especialistas também consideram que o Índice Nacional de preços ao Consumidor (IPCA) deve variar 10,02% até o fim do ano. A expectativa anterior era de alta de 10,04%.
As expectativas para o câmbio, assim como as citadas acima, seguem a tendência dos relatórios de semanas anteriores. Este boletim é o quarto que traz um crescimento da projeção do preço do dólar em 2021, com os especialistas prevendo que o dólar será negociado a R$ 5,63, diante da estimativa de R$5,60 feita na última segunda.
As projeções sobre a taxa Selic foram mantidas por não haver mais encontros do Copom neste ano.