BNDES lidera ranking de transparência do TCU pelo 2º ano consecutivo
O índice de transparência obtido pelo BNDES foi de 96,81%, acima do índice médio de 73,48% do conjunto das organizações federais avaliadas
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo segundo ano consecutivo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi avaliado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como a estatal federal mais transparente entre instituições do gênero, atingindo a classificação mais alta – nível de transparência diamante.
Promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com correalização do TCU, a avaliação referente ao ciclo 2023 verificou os portais públicos de 53 organizações, sendo 9 órgãos federais e 44 entidades estatais, no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
O índice de transparência obtido pelo BNDES foi de 96,81% (o mesmo do ciclo 2022) e acima do índice médio de 73,48% do conjunto das organizações federais avaliadas.
“Mais uma vez, o BNDES é reconhecido como a instituição mais transparente da república, o que é motivo de orgulho para todos os funcionários e funcionárias do banco, que é uma instituição financeira que se torna cada vez mais uma referência para a sociedade brasileira”, afirmou o presidente da instituição, Aloizio Mercadante.
Ainda segundo Mercadante, o BNDES possui um corpo funcional de excelência e que constantemente aprimora seus processos. “Nossa atuação se baseia em uma cultura de dados abertos, diálogo e cooperação, acessíveis para qualquer cidadão participar do processo democrático, um valor extremamente importante no governo do presidente Lula”.