metropoles.com

BNDES firma acordo e amplia cotas para negros e PCDs em concurso

O BNDES se comprometeu a reservar 30% das vagas para negros e 15% para pessoas com deficiência em seleção aberta nesta segunda-feira (22/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Luiz Souza/NurPhoto via Getty Images
Imagem da fachada do prédio do BNDES, no Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Imagem da fachada do prédio do BNDES, no Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Luiz Souza/NurPhoto via Getty Images

O Ministério Público Federal (MPF) firmou termo ajustamento de conduta (TAC) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fim de ampliar o percentual de cotas para negros e para pessoas com deficiência no próximo concurso da instituição.

Com o acordo, o BNDES se comprometeu a reservar 30% das vagas ofertadas para negros e 15% para pessoas com deficiência (PcD). O banco se compromete ainda a manter o percentual de 15% para candidatos PcD nos próximos concursos.

O último processo seletivo do banco foi realizado no ano de 2012, antes da Lei nº 12.990/2014, que reserva 20% das vagas de concursos da Administração Pública Federal a pessoas negras. Assim, o BNDES tem em seu quadro de pessoal cerca de 14,5% empregados negros, enquanto na sociedade brasileira este percentual é de 55%, segundo dados do Censo 2022.

Assim, tanto MPF quanto BNDES consideraram pertinente a previsão de um percentual superior ao previsto na legislação atual, tendo em vista que um dos objetivos do acordo é obter o maior espelhamento possível da representatividade social do país no corpo institucional do banco.

O edital do concurso do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi publicado nesta segunda-feira (22/7). Ao todo, são ofertadas 150 vagas imediatas, além de 750 em cadastro reserva para analista em diversas especialidades. O salário inicial é de R$ 20,9 mil.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?