BNDES cria linha de crédito em dólar para o agronegócio
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, anunciou criação de linha para comprar máquinas agrícolas. Fundo será de R$ 1 bilhão
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai oferecer, a partir de maio, uma linha de crédito em dólar para empresários do agronegócio. A nova linha de crédito tem como objetivo facilitar a compra de máquinas importadas e foi anunciada nesta terça-feira (25/4) pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Os empréstimos terão taxa fixa de 7,59% ao ano, mais variação do câmbio, e não poderão ser usados por empresários que tiverem sido flagrados desmatando ilegalmente.
“É uma linha de R$ 1 bilhão que vai entrar em vigor agora [em 1º de maio]. Os exportadores da agricultura que têm recebíveis em dólar vão poder operar essa linha para compra de máquinas, equipamentos, tratores, colhedeiras, instrumentos para compra de máquinas, equipamentos, tratores, colhedeiras, instrumentos para irrigação e armazenagem”, explicou Mercadante.
O lançamento oficial dessa nova linha ocorrerá durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto, que começa em 1º de maio.
Também presente durante o anúncio, que ocorreu no Palácio do Planalto, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), destacou que a possibilidade de fazer financiamento em dólar deixa a operação mais barata para o empresário do agro. “Tudo o que nós queremos é crédito mais barato para alavancar o crescimento, atrair investimento”, explicou Alckmin.
Veja a íntegra do pronunciamento: