metropoles.com

BlueSky mira usuários do X e promete operar dentro da lei no Brasil

Sem representante no Brasil, BlueSky busca a regularização para ocupar espaço deixado pelo X após suspensão pelo STF

atualizado

Compartilhar notícia

Jaque Silva/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida de celular aberto no aplicativo BlueSky - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de celular aberto no aplicativo BlueSky - Metrópoles - Foto: Jaque Silva/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O aplicativo BlueSky, adotado por internautas como uma das principais alternativas ao X, está de olho no espaço deixado pela suspensão da rede social de Elon Musk no Brasil.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de retirar o X do ar foi motivada pela falta de um representante legal no país, requisito previsto na legislação brasileira.

Agora, o BlueSky, que também não possui representação oficial no Brasil, promete cumprir as normas locais para evitar o mesmo destino.

Em nota enviada ao Metrópoles, a BlueSky afirmou estar comprometida em “aprimorar a experiência do usuário” e em garantir que suas operações sigam a legislação brasileira.

A empresa informou que está em contato com advogados nos Estados Unidos e no Brasil para garantir a conformidade com as exigências legais do país.

Lei brasileira exige representação

A legislação brasileira exige que empresas internacionais que operam no país possuam um representante legal para responder por questões jurídicas e administrativas.

O X anunciou o fechamento do escritório no Brasil no dia 17 de agosto. Desde então, a queda de braço com o Judiciário brasileiro, que já havia notificado e multado a plataforma por descumprimento da lei, ficou ainda mais acirrada.

Sem respostas e com o vencimento dos prazos estabelecidos, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do app em território nacional. Desde então, opções como BlueSky e Threads, do grupo Meta, de Mark Zuckerberg, surgiram como alternativas de uso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?