metropoles.com

Blitz em Aparecida (GO) alerta sobre exploração do trabalho infantil

Segundo a gestão de Aparecida (GO), a conscientização de combate ao trabalho infantil é ação contínua da Secretaria de Assistência Social

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
imagem colorida bliz trabalho infantil aparecida
1 de 1 imagem colorida bliz trabalho infantil aparecida - Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, realizou nessa quarta-feira (12/6) uma blitz educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

A ação ocorreu na Avenida Independência, em frente ao Parque da Família, no setor Serra Dourada, e foram distribuídos informativos sobre os riscos da exploração de mão-de-obra infantil.

Condutores de veículos e pedestres que passaram pelo local foram orientados que o trabalho infantil é crime no Brasil. O adolescente pode começar atuar somente na condição de menor aprendiz aos 14 anos de idade sem desempenhar atividades insalubres. Aos 18 anos, o jovem pode trabalhar em qualquer ofício.

Ações contínuas de erradicação do trabalho infantil

A conscientização de combate ao trabalho infantil não ocorre apenas durante a campanha mundial nos meses de junho, mas é uma ação contínua ao longo do ano através de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é ligada à pasta de Assistência Social e articula a oferta de serviços e programas socioassistencial à família e as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil por meio do atendimento no Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e ou no Centros Especializados de Referência de Assistência Social (CREAS).

Para crianças e adolescentes retirados da situação de trabalho infantil, são ofertados serviços socioeducativos e atividades de contra turno ao período escolar, como o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, também ofertados pelos CRAS.

Outras políticas públicas também são ofertadas como ensino em tempo integral, atendimento no âmbito da Saúde, inclusão em projetos de caráter cultural, lazer e atividades esportivas, entre outros. As ações estratégicas estão estruturadas em cinco eixos: Informação e Mobilização; Identificação; Proteção; Defesa e Responsabilização; Monitoramento.

Denúncias em Aparecida (GO)

As denúncias podem ser anônimas através do Disk Direitos Humanos 100 e também nos Centros Especializados de Referência de Assistência Social (CREAS) e nas unidades do Conselho Tutelar, além do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA).

  • CREAS – Setor Araguaia (3545-5854)
  • CREAS – Setor Jardim Tiradentes (3545-9980)
  • CREAS – Setor Internacional Park (3545-9102)
  • Conselho Tutelar – Regional Garavelo (3545-4897/4896)
  • Conselho Tutelar – Regional Centro (3545-5880/5985)
  • Conselho Tutelar – Regional Vila Brasília (3545-6515)
  • Conselho Tutelar – Regional Maranata (3296-7485)
  • Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) (3545-9988/9954)

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?