metropoles.com

“Blitz do Enem”: deputados querem que Educação dê detalhes do exame

A Frente Parlamentar Mista de Educação quer que Milton Ribeiro abra dados do exame para resolver possíveis falhas relatadas por candidatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Posse do ministro do MEC Milton Ribeiro no planalto
1 de 1 Posse do ministro do MEC Milton Ribeiro no planalto - Foto: Isac Nóbrega/PR

A Frente Parlamentar Mista de Educação (FPME) solicitou uma audiência com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e protocolou um requerimento para que o Ministério da Educação (MEC) abra os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido tem como base relatos de candidatos – que apontaram falhas durante a realização das provas.

“Após a realização do segundo dia de provas do Enem 2020, por meio da live ‘Blitz do Enem’, a FPME acompanhou as possíveis falhas relatadas pelos candidatos nas redes sociais, além de analisar falas das lideranças do MEC e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a opinião de especialistas em educação”, diz a frente parlamentar, em nota.

4 imagens
Candidatos chegam  para o segundo dia de provas do Enem de 2021 na Universidade Cruzeiro do Sul, na Avenida Paulista, região central de São Paulo
Fechamento dos portões no Colégio sagrado Coração de Maria para o Enem
A reaplicação das provas do Enem 2020 teve 72% de abstenções
1 de 4

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 4

Candidatos chegam para o segundo dia de provas do Enem de 2021 na Universidade Cruzeiro do Sul, na Avenida Paulista, região central de São Paulo

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 4

Fechamento dos portões no Colégio sagrado Coração de Maria para o Enem

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles
4 de 4

A reaplicação das provas do Enem 2020 teve 72% de abstenções

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles

Os deputados querem que Ribeiro entregue o número de candidatos provenientes de escolas públicas, discriminado por estado, município e por região administrativa, no caso do DF, que não realizaram as provas impressas. E o tempo que cada aluno da escola pública ficou sem aula presencial em 2020 em média, em cada uma das capitais brasileiras.

Participam da ação a presidente da Frente, deputada Professora Dorinha (DEM-TO), deputada Rosa Neide (MT-PT), deputado Professor Israel Batista (PV-DF), além dos especialistas em educação Marcelo Freire, presidente do Instituto Bora Vencer, e Andrea Ramal, consultora, escritora, palestrante e doutora em educação pela PUC-RJ.

“O que estamos buscando são soluções para os estudantes junto ao MEC”, pontou a professora Dorinha (DEM-TO), presidente da FPME. “Vamos analisar as medidas cabíveis para que alcancemos a justiça nesse Enem e para que se compense os milhões de estudantes que foram impedidos de exercer seu direito por falta de planejamento do MEC”, completou o Professor Israel (PV-DF).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?