metropoles.com

Blinken discorda de Lula, mas diz que “amigos podem ter discordâncias”

Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, discordou de declaração de Lula comparando ataques a Gaza ao Holocausto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Antony Blinken, secretário dos Estados Unidos, acena ao chegar ao Palácio do Planalto para encontrar o presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 Antony Blinken, secretário dos Estados Unidos, acena ao chegar ao Palácio do Planalto para encontrar o presidente Lula - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, disse que discorda da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza com o Holoucausto que a Alemanha nazista impôs ao povo judeu.

“Temos uma discordância real sobre isso. E amigos podem ter discordâncias reais e profundas em questões específicas e continuar a trabalhar em muitas outras coisas que nos unem”, afirmou o secretário de Estado dos EUA.

A declaração do representante norte-americano aconteceu durante entrevista à jornalista Raquel Krähenbühl, da Rede Globo.

Antony Blinken está no Brasil para participar da reunião de chanceleres do G20 no Rio de Janeiro. O encontro antecede a Cúpula de Líderes do G20 que ocorrerá em novembro, também na capital fluminense.

“Para nós, como eu disse, está muito claro que não há comparação alguma. Também sei que o presidente Lula é motivado pelo sofrimento das pessoas e quer ver isso acabar. Assim como nós. Também temos isso em comum”, reforçou Blinken.

Lula e Antony Blinken se reuniram nessa quarta-feira (21/2) no Palácio do Planalto, em Brasília.

Declaração de Lula

O presidente Lula, em viagem a Addis Ababa, capital da Etiópia, comparou as mortes na Faixa de Gaza com os óbitos de judeus na Segunda Guerra Mundial.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse o presidente brasileiro.

Na ocasião, o petista foi questionado sobre a decisão de alguns países de suspender o financiamento da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que presta auxílio aos refugiados palestinos, a UNRWA.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?