metropoles.com

Bióloga venezuelana é a 1ª refugiada a ter diploma revalidado

“Agora vou poder retribuir tudo o que o Brasil fez por mim, ensinando tudo o que aprendi”, afirmou Zaida Maria Fermin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Irnaldo/ACNUR Brasil
3355
1 de 1 3355 - Foto: Felipe Irnaldo/ACNUR Brasil

Zaida Maria Fermin, 49 anos, se tornou a primeira refugiada venezuelana a ter o seu diploma revalidado no Brasil. De acordo com informações do site G1, a bióloga e doutora em ciências da educação chegou ao Brasil em setembro de 2018 para buscar uma oportunidade de vida melhor para ela e seus filhos.

“Agora vou poder retribuir tudo o que o Brasil fez por mim, ensinando tudo o que aprendi”, afirmou Zaida. O primeiro diploma venezuelano revalidado aconteceu por meio de uma parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) com a Associação Compassiva, implementada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A revalidação de diplomas é um mecanismo que visa facilitar a integração de pessoas que têm a contribuir para o desenvolvimento do país. “É um grande sonho que estou realizando. Decidi deixar a Venezuela para buscar uma nova oportunidade para os meus filhos, pois gostaria que todos estudassem e, no momento, isso não seria possível por lá”, disse a bióloga.

Revalidação
A ACNUR e a Compassiva são parceiras desde 2016 e mapearam pelo Brasil as universidades, os procedimentos e os recursos financeiros necessários para a entrada e acompanhamento do processo de revalidação.

A partir daí, foi realizado um levantamento das pessoas interessadas e uma força-tarefa para atender à crescente demanda de venezuelanos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?