Biden estuda enviar doses da vacina AstraZeneca ao Brasil, diz jornal
De acordo com o New York Times, o país tem 30 milhões de imunizantes parados em fábricas, no aguardo do resultado de estudo clínico
atualizado
Compartilhar notícia
O governo dos Estados Unidos estuda doar ao Brasil, ao Reino Unido e a outros países o excedente de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford. Milhares de doses estão paradas, pois aguardam o resultado de um estudo clínico. Até o momento, a Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora dos EUA, não pediu o uso emergencial do imunizante.
Apesar de a fabricante não participar das negociações, há uma discussão em andamento sobre qual deve ser o destino dessas doses. Há integrantes na Casa Branca que defendem o envio para países que enfrentam as piores fases da pandemia, enquanto outros acham que o país deve esperar o resultado do estudo.
Ao New York Times, um dos funcionários da empresa responsável pela fabricação e estoque da vacina afirmou que há cerca de 30 milhões de doses engarrafadas em uma unidade da farmacêutica AstraZeneca em West Chester, em Ohio.
A AstraZeneca pediu ao governo estadunidense que a deixasse doar as doses americanas para a União Europeia, onde houve um desfalque da proposta original de abastecimento e onde a campanha de vacinação fracassou gravemente. O governo negou o pedido.
“Entendemos que outros governos podem ter entrado em contato com o governo dos EUA sobre a doação de doses da AstraZeneca e pedimos ao governo dos EUA que considerasse cuidadosamente essas solicitações. Se essas ações de doação continuarem, buscaremos orientação do governo dos Estados Unidos sobre a substituição de doses para uso nos Estados Unidos”, disse Gonzalo Viña, porta-voz da AstraZeneca.
Com cerca de 73% de eficácia, a vacina da AstraZeneca é uma das que o governo brasileiro usa para vacinar a população, além da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é parceira da AstraZeneca e responsável pela produção do imunizante em território nacional.