metropoles.com

Biden estuda enviar doses da vacina AstraZeneca ao Brasil, diz jornal

De acordo com o New York Times, o país tem 30 milhões de imunizantes parados em fábricas, no aguardo do resultado de estudo clínico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Danny Lawson/PA Images/GettyImages
vacina de oxford/astrazeneca
1 de 1 vacina de oxford/astrazeneca - Foto: Danny Lawson/PA Images/GettyImages

O governo dos Estados Unidos estuda doar ao Brasil, ao Reino Unido e a outros países o excedente de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford. Milhares de doses estão paradas, pois aguardam o resultado de um estudo clínico. Até o momento, a Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora dos EUA, não pediu o uso emergencial do imunizante.

Apesar de a fabricante não participar das negociações, há uma discussão em andamento sobre qual deve ser o destino dessas doses. Há integrantes na Casa Branca que defendem o envio para países que enfrentam as piores fases da pandemia, enquanto outros acham que o país deve esperar o resultado do estudo.

Ao New York Times, um dos funcionários da empresa responsável pela fabricação e estoque da vacina afirmou que há cerca de 30 milhões de doses engarrafadas em uma unidade da farmacêutica AstraZeneca em West Chester, em Ohio.

A AstraZeneca pediu ao governo estadunidense que a deixasse doar as doses americanas para a União Europeia, onde houve um desfalque da proposta original de abastecimento e onde a campanha de vacinação fracassou gravemente. O governo negou o pedido.

“Entendemos que outros governos podem ter entrado em contato com o governo dos EUA sobre a doação de doses da AstraZeneca e pedimos ao governo dos EUA que considerasse cuidadosamente essas solicitações. Se essas ações de doação continuarem, buscaremos orientação do governo dos Estados Unidos sobre a substituição de doses para uso nos Estados Unidos”, disse Gonzalo Viña, porta-voz da AstraZeneca.

Com cerca de 73% de eficácia, a vacina da AstraZeneca é uma das que o governo brasileiro usa para vacinar a população, além da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é parceira da AstraZeneca e responsável pela produção do imunizante em território nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?