Biden diz que EUA e China precisam ter comunicação “responsável”
A declaração do presidente norte-americano foi feita neste domingo após se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, no sábado (16/11)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, neste domingo (17/11), que é importante deixar aberto um canal de comunicação “responsável” entre os americanos e a China. A mensagem de Biden veio após um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping.
A mensagem foi postada no perfil de Biden no X junto com uma foto dos dois se cumprimentando com um aperto de mão. O encontro bilateral dos líderes das duas maiores economias foi realizado em Lima, no Peru.
No texto publicado na rede social, Biden disse que a importância da comunicação entre os países foi ressaltada também por Xi Jinping. O encontro foi descrito por Biden como uma conversa “franca e construtiva”.
“Me reuni com o presidente Xi para uma discussão franca e construtiva sobre uma série de questões bilaterais, regionais e globais”, afirmou Biden.
O encontro entre os dois foi o último do mandato de Biden. O norte-americano encerra o trabalho como presidente dos Estados Unidos em janeiro de 2025. No dia 20, Donald Trump retornará à Casa Branca.
Xi Jinping já manifestou ter interesse em ter uma “relação saudável” mesmo após o retorno de Trump ao governo.
“O objetivo da China de uma relação estável, saudável e sustentável entre China e os EUA permanece inalterado”, disse Xi.
Trump defendeu durante a campanha eleitoral um governo protecionista, o que afeta diretamente a relação comercial com a China e outros países.
Biden está no Brasil neste domingo para a reunião dos líderes mundiais no G20, no Rio de Janeiro. Nesta tarde, ele está na Amazônia, onde anunciou doação de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia.