Bichos do Beto Carrero: MP fará visita técnica após resposta de parque
Promotora que acompanha o caso visitará o local nesta sexta-feira (2/8). Documentação enviada pelo parque está sob análise
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fará uma visita técnica ao antigo zoológico do parque Beto Carrero World, nesta sexta-feira (2/8). A intenção da promotora Daniela Carvalho Alencar, da 1ª Promotoria de Justiça de Penha, é averiguar a situação de habitação e saúde dos animais que permanecem no local.
A decisão de inspecionar o espaço, que ficou conhecido como Mundo Animal, surgiu após o envio por parte do grupo Beto Carrero de documentação que informa o destino dado aos bichos após o fechamento do zoológico, no dia 27 de junho deste ano.
A resposta do parque foi protocolada na promotoria na segunda-feira (29/7), e os documentos ainda estão sendo analisados. Na visita técnica desta sexta, a promotora contará com o apoio de um profissional da área de biologia.
A pergunta sobre o paradeiro dos animais que estavam no zoológico do Beto Carrero surgiu após denúncia feita ao MP. A promotoria de Penha, cidade onde fica o parque, instaurou um procedimento no dia 11 de julho para averiguar o caso.
Prazos e pedidos de informação
Em primeiro momento, a promotora Daniela Carvalho deu um prazo de 10 dias para o grupo Beto Carrero informar quais animais habitaram o zoológico nos últimos 12 meses, especificando quais já foram retirados, quais permanecem no local e o destino de cada um deles, com as respectivas licenças junto ao Instituto de Meio Ambiente (IMA), órgão gestor de fauna de Santa Catarina.
O mesmo prazo foi dado ao IMA para esclarecer o destino dado aos animais, assim como o envio das devidas autorizações para deslocamento e remoção de cada um dos bichos. O órgão, conforme despacho da promotora, não respondeu dentro do período estipulado.
Na semana passada, o parque Beto Carrero World solicitou o aumento do prazo para preparar toda a documentação e a promotoria atendeu o pedido, dando mais cinco dias. A resposta enviada nessa segunda-feira estava, portanto, dentro do novo prazo.
O Metrópoles questionou à assessoria do parque se ainda existem animais no zoológico, quantos são e de quais espécies. A resposta foi de que esses detalhes não serão divulgados.
“Conforme procedimento do Instituto do Meio Ambiente (IMA), entendemos que é prudente manter o destino específico dos animais em sigilo para continuar protegendo sua segurança e a dos empreendimentos que os recebem”, diz trecho da nota divulgada pelo grupo.
Quantidade de animais
O espaço Mundo Animal mantinha os bichos que passaram ao longo das últimas décadas pelo parque Beto Carrero World. O zoológico foi fundado em 1991, após uma mudança de postura em relação ao cuidado dos animais, que antes faziam parte das apresentações circenses e aparições públicas ao lado do empresário Beto Carrero, falecido em 2008.
O comunicado de fechamento do zoológico, divulgado pela empresa em junho deste ano, não fala em quantidade ou espécies presentes no local, mas fotos divulgadas sugerem, por exemplo, a presença de tigres, jacarés, macacos, elefantes e outros.
A nota divulgada à época dizia que o parque estava “concluindo a transferência das últimas espécies para novos lares”. Os dados mais recentes sobre os animais são do relatório de sustentabilidade do grupo, de 2022. E eles citam, somente, os nascimentos e entradas de novos animais.
Em 2022, foram registrados 42 nascimentos e 15 entradas. São eles:
Nascimentos
1 cervo
22 cisnes pretos
7 cisnes de pescoço preto
2 roselas
2 tamanduás-mirins
8 tadornas
Entradas
1 jiboia
14 flamingos