metropoles.com

Belo Horizonte tem ar 10 vezes mais poluído que o recomendado pela OMS

Partículas de poluição são potenciais causadoras de doenças. A qualidade do ar deve ficar comprometida até o próximo sábado (7/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Couri
Foto colorida de mulher com sombrinha se proegendo do sol - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher com sombrinha se proegendo do sol - Metrópoles - Foto: Felipe Couri

O ar de Belo Horizonte (MG) está pelo menos 10 vezes mais poluído do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o que revela o monitoramento da empresa suíça IQAir, que acompanha a qualidade do ar em várias cidades do mundo por satélite. A qualidade do ar deve ficar comprometida até o próximo sábado (7/9).

Os dados da IQAir mostram que a concentração das partículas PM2.5 ou MP2.5 – originadas de queimas de combustíveis, queimadas e incêndios florestais – está variando entre 35,9 e 58,8µg/m³ desde o início da semana. O recomendado pela OMS é que esse número fique entre 5 e 15µg/m³. Essas partículas podem chegar aos pulmões e na corrente sanguínea, e são potenciais causadoras de doenças.

Em BH o monitoramento do ar é feito pelo Núcleo de Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Os dados são coletados em estações localizadas na PUC Barreiro e PUC São Gabriel.

O governo analisa, entre outros aspectos, a concentração do chamado PM10 no ar, em uma escala de 0 a 200 – quanto maior o número, maior a quantidade de partículas e pior a qualidade do ar. Na terça-feira (3/9), esse levantamento apontou que a qualidade do ar ficou entre ruim e muito ruim, variando nas escalas 119 e 149.

Nas primeiras horas de quarta-feira (4/9) foi quando a situação do ar esteve mais crítica e insalubre para todos. Nesse dia, a temperatura na cidade chegou a 34,8° C com umidade relativa do ar em 13%. Em períodos de seca, há maior inserção de poluentes na camada baixa da atmosfera.

Nesta quinta-feira (5/9), a previsão é de que os termômetros variem entre 18° C e 35° C e a umidade relativa do ar pode chegar a 10%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?