metropoles.com

Beto Carrero: destino de Baby, elefanta famosa na TV, acaba na Justiça

Elefanta, de 32 anos, é um dos animais que restaram no antigo zoológico do Parque Beto Carrero. ONG briga na Justiça por destinação adequada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida de elefanta baby, do beto carrero
1 de 1 imagem colorida de elefanta baby, do beto carrero - Foto: Reprodução

A ONG Princípio Animal entrou com ação na Justiça para questionar o destino que será dado à elefanta Baby, última remanescente da espécie no zoológico Mundo Animal, espaço do parque Beto Carrero, em Santa Catarina, fechado em junho. Ela está com 32 anos e ficou famosa ao participar de apresentações na TV, como a do Criança Esperança, da TV Globo, de 1996.

A princípio, a elefanta seria levada para outro zoológico, em São Paulo, mas a ONG alegou, na ação, que esta não seria a destinação adequada, pois “viola os interesses de Baby em ter uma vida compatível com suas necessidades naturais”. A organização demandou, então, a suspensão da transferência e a concessão da guarda provisória do animal.

A ONG alega que, com a guarda concedida, poderia fazer o transporte adequado da elefanta para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), que fica no município de Chapada dos Guimarães (MT), a 67 km de Cuiabá.

O espaço, conhecido por acolher elefantes e reabilitá-los em ambientes que se assemelham ao habitat se mostrou disposto e com vaga disponível para receber Baby.

5 imagens
Elefanta participava de apresentações circenses
Baby se equilibrava em diferentes superfícies
Momento em que Baby se equilibrou em duas patas, apenas
Apresentação da elefanta Baby no Criança Esperança de 1996
1 de 5

Elefanta Baby e Beto Carrero em apresentação no Criança Esperança de 1996

Reprodução
2 de 5

Elefanta participava de apresentações circenses

Reprodução
3 de 5

Baby se equilibrava em diferentes superfícies

Reprodução
4 de 5

Momento em que Baby se equilibrou em duas patas, apenas

Reprodução
5 de 5

Apresentação da elefanta Baby no Criança Esperança de 1996

Reprodução

Justiça acatou pedido da ONG

Em 11 de outubro, a juíza da 2ª Vara da Comarca de Penha (SC) Elaine Veloso Marraschi atendeu, parcialmente, o pedido da ONG e deu prazo de 15 dias para que a organização apresente a documentação de compromisso por parte do Santuário, assim como a comprovação da existência de vaga e o informe sobre quais cuidados serão adotados no transporte e na acolhida da elefanta.

O mesmo prazo foi dado para que o parque Beto Carrero se manifeste no caso. Procurada pela reportagem do Metrópoles nessa terça-feira (15/10), a assessoria do grupo informou que “a empresa não recebeu qualquer citação. Tão logo estiver ciente, tomará as providências que entender cabíveis”.

Enquanto isso, a ONG Princípio Animal informou ter enviado os documentos solicitados pela juíza. Segundo a advogada da organização, Cícera de Fátima, os dados confirmam a disponibilidade de vaga, o compromisso do santuário em realizar o traslado com todos os cuidados técnicos, assim como a estrutura existente para atender as necessidades de Baby.

A ONG aguarda, agora, determinação judicial para fazer o transporte da elefanta. A juíza Elaine Veloso, no entanto, ainda não avaliou a documentação e aguarda a resposta do grupo Beto Carrero.

5 imagens
Tigre Branco do zoológico do Beto Carrero
Beto Carrero, fundador do parque
1 de 5

Beto Carrero ao lado de um tigre branco

Foto: Reprodução/Site Beto Carrero
2 de 5

Tigre Branco do zoológico do Beto Carrero

Foto: Reprodução/Site Beto Carrero
3 de 5

Beto Carrero, fundador do parque

Reprodução
4 de 5

Foto: Reprodução/Site Beto Carrero
5 de 5

Divulgação

Elefanta famosa na TV

Baby ficou conhecida pelas apresentações circenses. Aos 3 anos e meio, no Criança Esperança de 1996, a elefanta demonstrou uma série de habilidades, enquanto atendia aos comandos de Beto Carrero. “Gostaria de trazer [aqui] um bebê, um bebê que tem 3 anos e meio, mas que já pesa 800 kg. Com vocês, Baby!”, anunciou ele, ao lado do comediante Renato Aragão, anfitrião do programa.

Ao longo de oito minutos de apresentação, a elefanta, extremamente adestrada, percorreu o palco, subiu em bancos, dançou, equilibrou-se sobre estruturas fixas e em movimento, levantou as patas frontais e traseiras, tocou instrumentos — como gaita e tambor —, deitou-se em um travesseiro e agradeceu o público ao fim da apresentação. Veja o vídeo completo aqui. 

Baby é uma entre as dezenas de animais que restaram no antigo zoológico do Beto Carrero e que aguardam a destinação adequada. Em julho deste ano, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou notícia de fato para levantar dados sobre a condição e o destino das espécies remanescentes.

Após visita técnica em 2 de agosto, a promotora Daniela Carvalho Alencar concluiu que, apesar de estar fechado para visitação, o espaço manteve os animais nos mesmos recintos, com os devidos cuidados, alimentação e manutenção da rotina. Foi constatado que havia, ainda, no local, os seguintes animais:

– Elefante (Elephas maximus): um exemplar, a elefante Baby, de 32 anos, que vive sozinha após a morte da elefante Princess;

– Girafas (Giraffa camelopardalis): quatro exemplares — dois machos e duas fêmeas, com idades de 19, 12, 9 e 3 anos;

– Leões brancos (Panthera leo): dois exemplares — um macho e uma fêmea, no mesmo recinto;

– Tigres brancos (Panthera tigris): dois machos e duas fêmeas;

– Cisnes-de-pescoç-preto (Cygnus melancoryphus): 19 exemplares;

– Macacos-prego (Cebus apella): cinco fêmeas;

– Babuínos (Papio hamadryas): dois exemplares, uma fêmea, de 26 anos, e um macho, de 28;

– Maritacas (Pionus maximiliani): cinco exemplares;

– Flamingos (Phoenicopterus chilensis): 22 exemplares, que devem permanecer no parque.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?