metropoles.com

Benedito Gonçalves deixa Corregedoria do TSE e recebe homenagens

O ministro Benedito Gonçalves concluiu mandato de 2 anos à frente da Corregedoria da Corte nesta quinta. Raul Araújo assumirá o cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
imagem colorida do ministro Benedito Gonçalves, do TSE
1 de 1 imagem colorida do ministro Benedito Gonçalves, do TSE - Foto: <p>Vinícius Schmidt/Metrópoles<br /> @vinicius.foto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O ministro Benedito Gonçalves encerrou seu mandato de corregedor-geral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (9/11). Durante a sessão da Corte, ele recebeu diversas homenagens por sua atuação nos últimos dois anos à frente do cargo, que também imputa à relatoria de todas as Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes), como a que tornou o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

Durante a gestão na Corregedoria, Benedito foi o responsável pela conclusão da instrução de Aijes que questionavam a conduta de Bolsonaro e de duas contra Lula. Benedito votou pela inelegibilidade de Bolsonaro em três ações e em uma representação e foi seguido pela maioria dos ministros.

Neste último dia, o ministro também proferiu seu voto em mais duas Aijes. Gonçalves entendeu que as Aijes deveriam ser rejeitadas sem a análise do conteúdo.

As ações tratam de pedido do Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra o suposto uso irregular de uma rede de apoiadores chamada de Casa da Pátria e de pedido da campanha de Lula para apurar o uso indevido dos meios de comunicação social e abuso de poder político a partir de disparos de mensagens, nos dias 23 e 24 de setembro de 2022, por meio de um número da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

A rejeição das duas Aijes, pelo voto do relator, se sustenta na ausência de preenchimento dos requisitos iniciais para que o pedido possa tramitar, e da conclusão de “não participação dos fatos”.

No lugar de Benedito, assumirá Raul Araújo, também ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que fica no cargo pelo próximo biênio. A eleição e posse do novo corregedor será em 21 de novembro.

Discurso de Benedito Gonçalves

Em seu discurso, Benedito citou fala de Alexandre de Moraes, em agosto de 2022, quando assumiu a presidência da Corte: “Ele disse, ‘a plena liberdade do eleitor depende da tranquilidade e da confiança nas condições democráticas e no processo eleitoral'”.

Assim, baseou seu mandato como corregedor. “Fui guiado nessa visão e pautei minha visão como corregedor, principalmente no pleito do ano passado”, disse.

Ele destacou ainda as ações Aijes votadas em sua gestão e as irregularidades apuradas durante a campanha de 2022. “Dei recomendação a ambas as campanhas de respeitar a Justiça Eleitoral.”

Citou ainda as quatro Aijes julgadas procedentes, que feriram a normalidade eleitoral: a que tratou de reunião de embaixadores com Jair Bolsonaro, quando o ex-presidente atacou as urnas eletrônicas e o processo eleitoral; e o uso eleitoral do 7 de Setembro.

Lembrou ainda a tese firmada a partir de ações sobre lives exibidas de residências oficiais. “A tese vai orientar eleições futuras”, disse. Benedito ainda entregou a Moraes um relatório das atividades da Corregedoria nos dois anos em que esteve no cargo.

Homenagens

A ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do TSE, falou em nome da Corte para homenagear Benedito. Ela definiu que, além da técnica, experiência, saber jurídico, Benedito tem “bondade e vontade de que a vida dê certo”, característica que considera rara. “Bondade facilita a vida de toda a humanidade.”

O presidente da Ordem dos Advogados de Brasil (OAB), Beto Simonetti, elogiou a atuação de Benedito no TSE como um todo, especialmente, no combate às notícias falsas: “Como corregedor-geral, contribuiu decisivamente para a construção de um ambiente político saudável, solidário e livre da violência política e das corrosivas fake news”, disse.

Alexandre de Moraes afirmou que Benedito foi brilhante como ministro e corregedor. “Mais do que um currículo, ministro Benedito é um homem justo, trabalhador, competente, leal. Como disse a ministra Cármen, Benedito tem a bondade e humildade como característica”, ressaltou Moraes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?