metropoles.com

Bebês são vacinados contra Covid por engano: “Se matasse minha filha?”

Pelo menos duas crianças receberam a imunização contra Covid-19 de forma errada em Sorocaba, no interior de São Paulo, e foram internadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Hospital em Sorocaba
1 de 1 Hospital em Sorocaba - Foto: Divulgação

São Paulo – Pelo menos duas crianças foram vacinadas contra a Covid-19 por engano e estão internadas em um hospital de Sorocaba, no interior de São Paulo. Uma menina de dois meses e um menino de quatro meses receberam a dose da Pfizer em um posto de saúde do bairro Nova Sorocaba ao invés de uma vacina pentavalente.

A pentavalente é um imunizante que protege as crianças contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra uma bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e garganta.

Ao Metrópoles, a prefeitura de Sorocaba abriu procedimento interno para apurar a responsabilidade da funcionária que trocou as doses. O caso aconteceu na última quarta-feira (1/12). A técnica de enfermagem, que fez a aplicação, foi afastada até a apuração e verificação das medidas que serão tomadas.

Conforme a prefeitura, o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, visitou as famílias para avisar sobre o ocorrido e ofereceu toda assistência necessária da rede.

“O secretário de saúde chegou e falou: ‘olha, mãe, três crianças foram vacinadas com a penta aqui, ontem. Duas delas receberam a da Covid. Nós não temos como saber quais destas crianças foram as que receberam’. Pediram desculpa, só que é uma vida. E se matasse a minha filha?”, disse Ana Cláudia Mugnos Riello, mãe da bebê de dois meses, à TV TEM.

Bebês passam bem

Os bebês que tomaram a vacina da Covid-19 estão hospitalizados no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), que é um hospital referência em Sorocaba. Segundo as mães, as crianças estão bem, não precisaram ser medicadas e receberam soro.

A informação passada para família é de que os bebês devem ficar em observação por dois dias e depois vão ser acompanhados por uma equipe médica da prefeitura por duas semanas.

Segundo o hospital, foi a primeira vez que o hospital recebeu um caso de bebês que tomaram vacinas contra a Covid por engano.

“A Secretaria da Saúde (SES) também entrou em contato com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, o Ministério da Saúde e a fabricante da vacina, que relataram casos semelhantes ocorridos em outros locais, com sintoma de febre apresentado. A orientação desses órgãos foi de que as crianças permanecessem em observação de 10 a 15 dias”, diz a nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?