metropoles.com

Bebê nasce com anticorpos após a mãe contrair Covid na gravidez

Érika Frango testou positivo para a doença com 35 semanas de gestação; a bebê Isabel foi acompanhada por especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Mãe e bebê
1 de 1 Mãe e bebê - Foto: Pixabay

A bebê Isabel Frango Fagundes, hoje com quase 2 meses, nasceu com anticorpos contra a Covid-19. A mãe, Érika Frango Fagundes, testou positivo para a doença com 35 semanas de gestação. O caso aconteceu em Juiz de Fora (MG).

Além de Érika, o marido e a outra filha do casal, de 3 anos, também foram diagnosticados com a doença em abril deste ano.

“Nós mantivemos contato com o pediatra e com o meu obstetra o tempo todo. Várias vezes por dia eles estravam em contato com a gente, para perguntar como tinha sido o dia e o que a gente estava sentindo. Fizemos exames durante esse período, funcionários do laboratório vinham em casa fazer a coleta de sangue, acompanhar a situação e verificar se havia alguma alteração”, explicou Érika ao portal G1.

A pequena nasceu em 16 de maio e, desde então, é acompanhada por especialistas. Ela passou por uma série de exames para verificar seu estado de saúde, já que a mãe testou positivo para o coronavírus enquanto estava grávida.

“Fizemos exames no coração, eletro, ecocardiograma, exame de sangue, e entre eles esse que a gente sabe se ela tem o anticorpo”, contou a mãe.

O material genético da mãe e da filha foram enviados para Porto Alegre. O exame foi feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e confirmou a presença de alta taxa de anticorpos no sangue das duas.

O pediatra Antônio Aguiar, que acompanhou a família, afirma que a bebê pode ter contraído a doença através de uma transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto ainda dentro da vida intrauterina.

“A pergunta que fica é se a bebê não teria também um quantitativo de anticorpos neutralizantes que seriam resultados da produção do seu próprio sistema imunológico uma vez agredidos pelo coronavírus”, diz o médico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?