metropoles.com

BC toma medidas para bancos amenizarem efeitos de calamidade no RS

Decisão veio após reunião entre o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional. Ações são sobre concessão de crédito e seguro de lavouras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Sobrevoo das áreas afetadas pelas chuvas em Canoas (RS) - Metrópoles
1 de 1 Sobrevoo das áreas afetadas pelas chuvas em Canoas (RS) - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em reunião nesta segunda-feira (13/5), o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC) definiram ações para que o sistema financeiro aplique medidas com o intuito de reduzir o impacto da calamidade pública no Rio Grande do Sul.

Ficou definido que será permitido que as vistorias técnicas necessárias para indenizações pela perda da produção agrícola sejam realizadas com o uso da tecnologia de sensoriamento remoto. Outra possibilidade para a concessão de indenização é a utilização de dados paramétricos da produtividade dos municípios.

A expectativa do BC e da CNM é que esta medida relativa à produção agrícola reduza o prazo para o pagamento de indenizações aos produtores. As indenizações fazem parte do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Crédito

Outra decisão é que as instituições financeiras poderão não levar em conta os efeitos da calamidade para a classificação de risco na concessão de crédito. Para a renegociação de dívidas realizadas de 1º de maio a 31 de dezembro deste ano, deve ser considerado o risco verificado em 31 de março deste ano.

Caso a medida não fosse tomada, o BC avalia que haveria dificuldade na concessão de empréstimos e negociação de dívidas, o que seria um empecilho a mais para o financiamento da recuperação do Rio Grande do Sul.

Outra medida em relação ao crédito é que os bancos também serão liberados, por um ano, da obrigação de manter o depósito compulsório relativo aos depósitos de poupança. Desta forma, a partir de 27 de maio, as instituições financeiras terão R$ 8,3 bilhões disponíveis relativos à dispensa do compulsório.

O BC afirma que vai monitorar a intermediação das negociações financeiras e avaliar eventuais novas medidas para simplificar operações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?