metropoles.com

BC admite falhas no Pix e diz que já regularizou sistema de pagamentos

Sistema de pagamentos em tempo real do Banco Central (BC), Pix apresentou instabilidade em todo o país nesta segunda-feira (14/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Mão segura celular, com tela branca escrita Pix, em frente à sede do Banco Central - Metrópoles
1 de 1 Mão segura celular, com tela branca escrita Pix, em frente à sede do Banco Central - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O Banco Central (BC) admitiu problemas no Pix nesta segunda-feira (14/10) e disse que o sistema de pagamentos contínuo e em tempo real já voltou a funcionar normalmente.

“Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”, afirmou o BC.

Nas redes sociais, usuários relataram dificuldades em fazer pagamentos na manhã desta segunda, com exibição de mensagens sobre instabilidade do sistema.

Segundo o site DownDetector, que monitora esse tipo de falha, entre os afetados estavam Nubank, Inter, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.

O Pix está em funcionamento desde novembro de 2020. Em pouco tempo, ele se tornou uma das principais formas de pagamento e transferência de valores do país. Recentemente, a modalidade superou 227 milhões de transações em um único dia, o que evidencia sua popularidade.

Próximos passos do Pix

O BC planeja o Pix por aproximação a partir de 2025. A modalidade começará a ser implementada em novembro deste ano e deverá estar disponível nacionalmente a partir de fevereiro do ano que vem.

O Pix por aproximação vai funcionar por meio das carteiras virtuais, parecido com o que já ocorre com cartões de débitos e crédito, sem a necessidade de o cliente abrir o aplicativo da instituição financeira. A ideia é agilizar ainda mais o sistema.

Ao ativar a carteira virtual e aproximar o celular da maquininha de cobrança, o valor deverá ser cobrado automaticamente da conta corrente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?