BC adia relatório da poupança devido a mobilização de servidores
Servidores do Banco Central (BC) realizam paralisações parciais e operações-padrão para cobrar criação de bônus de produtividade
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco Central (BC) adiou a divulgação do relatório de dados da poupança no mês de junho, que aconteceria nesta quinta-feira (6/7). O motivo foi a mobilização dos servidores da instituição.
A categoria vem realizando paralisações parciais do trabalho e reduzindo a agilidade de alguns serviços nas chamadas “operações-padrão”. Por esse motivo, a divulgação do relatório deverá ocorrer somente na manhã desta sexta-feira (7/7).
A principal reivindicação dos servidores se refere à criação de um bônus de produtividade nos moldes do que foi estabelecido para os servidores da Receita Federal.
Nesse caso, o decreto assinado pelo presidente Lula em junho permite que auditores-fiscais e analistas-tributários sejam abonados a partir do volume de arrecadação de recursos públicos por meio da orientação dos contribuintes e redução do litígio.
Outro motivo de descontentamento dos servidores do BC está relacionado aos honorários recebidos por trabalhadores da área jurídica.
Isso estaria criando uma disparidade entre a remuneração de servidores da área econômica e procuradores, duas carreiras de nível superior.