Barroso usa termo racista ao se dirigir a jornalistas negras: “Inveja branca”
Após cometer a gafe, o ministro do Supremo Tribunal Federal se desculpou com as apresentadoras
atualizado
Compartilhar notícia
Ao cumprimentar as jornalistas Aline Midlej e Flávia Oliveira, Barroso disse sentir “inveja branca”, pois elas estavam no Rio de Janeiro. As apresentadoras se entreolharam desconfortáveis com a gafe do ministro do Supremo.
O termo “inveja branca” é considerado racista por remeter a ideia de que a associação de algo negativo ao branco pode amenizá-lo, assim, reforçando a conexão do preto com coisas ruins.
Ao perceber o erro, Barroso se desculpou com as jornalista.
“Inveja branca de vocês que estão aí no Rio… Aliás, essa frase já é politicamente incorreta, antigamente se dizia isso”, disse.
Midlej, então, respondeu: “Ministro, eu ia falar isso. Olhei para a Flávia meio assim, de canto de olho. Um ministro tão elegante, tão carinhoso. A gente está em constante aprendizado, está tudo certo.”
Logo depois, Barroso se desculpou pelo uso da expressão. “Perdão, perdão, imediatamente. A gente, na vida, deve saber pedir desculpas. Então, vou começar de novo. Boa noite, Aline, boa noite, Flávia, que bom que vocês estão aí no Rio. Estamos ralando aqui em Brasília”, afirmou.
➡️ @LRobertoBarroso pede desculpas após usar termo racista em entrevista a jornalistas negras.
Presidente do TSE logo percebeu o erro e se desculpou após dizer “inveja branca”.
Leia: https://t.co/WjVb4ndF8k pic.twitter.com/GbrDWPvVO2
— Metrópoles (@Metropoles) October 5, 2021