metropoles.com

Barroso sobre Lula indicar Dino ao STF e Gonet à PGR: “Escolha feliz”

Luís Roberto Barroso, presidente do STF, comentou a possível indicação de Flávio Dino para a Suprema Corte e de Paulo Gonet à PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Ministro do STF Luís Roberto Barroso - Metrópoles
1 de 1 Ministro do STF Luís Roberto Barroso - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse, nesta segunda-feira (27/11), que a possível indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, à Suprema Corte seria “uma boa escolha” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O ministro Flávio Dino foi um conceituado juiz de carreira, já foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, foi um bem avaliado governador do Maranhão. De modo que, se essa for a escolha do presidente, eu acho que é uma escolha feliz, de uma pessoa preparada, e eu pessoalmente quero muito bem a ele”, declarou.

Barroso também comentou durante coletiva em Belo Horizonte (MG), cidade onde participa da Conferência Nacional da Advocacia Brasileira a nomeação “quase certa” do subprocurador Paulo Gonet à chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR). O presidente do STF elogiou o candidato e afirmou que também seria uma “escolha feliz” de Lula.

Para o chefe da Suprema Corte, Gonet é “um nome de alta qualidade técnica e ética”. Ele lembrou os tempos que trabalhou ao lado do subprocurador, quando era presidente do Tribunal Superior Eleitoral, entre 2020 e 2022.

“Paulo Gonet Branco também é um conceituado professor e autor de um livro clássico. Trabalhamos juntos. Ele também foi vice-procurador-geral eleitoral quando presidi o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É um nome de alta qualidade técnica e ética. E também acho que será uma escolha feliz se essa for a escolha do presidente”, finalizou Barroso.

3 imagens
O PGR, Paulo Gonet, decidirá se oferecerá denúncia contra Ramagem ao STF
Ministro do STF, Luís Roberto Barroso
1 de 3

O presidente Lula e o ministro Flávio Dino

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

O PGR, Paulo Gonet, decidirá se oferecerá denúncia contra Ramagem ao STF

Alejandro Zambrana/TSE
3 de 3

Ministro do STF, Luís Roberto Barroso

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Fim na novela das vagas no STF e na PGR

Assim como confirmado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, o petista decidiu indicar o ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal, na vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, e o subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República, como foi adiantado pela coluna de Igor Gadelha, também do Metrópoles.

Lula deve formalizar ambas as indicações ainda nesta segunda, antes de embarcar para a primeira viagem internacional desde que passou por cirurgia no quadril. O mandatário viaja ao Oriente Médio e depois segue para Berlim, capital da Alemanha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?