Barroso participa de palestras na Alemanha, Inglaterra e França
Luís Roberto Barroso se reunirá com presidentes de Cortes Supremas internacionais e falará em eventos sobre fake news e meio ambiente
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, passará a semana em diversos eventos pela Europa. Entre esta segunda-feira (9/10) e o dia 13 de outubro, Barroso vai reunir com os presidentes das Supremas Cortes da Alemanha e do Reino Unido. Além disso, vai participar de eventos nas cidades de Frankfurt, na Alemanha; Londres, na Inglaterra e em Paris, França.
Nesta segunda, o presidente do STF participou, em Frankfurt, ao lado do presidente do Tribunal Constitucional alemão, Stephan Harbarth, do painel de abertura do Seminário Internacional de Alta Formação “Digitalização e Democracia: Um Diálogo Brasil-Europa”. Ele ainda se reúne em agenda bilateral com Stephan Harbarth.
Na quarta (11/10), o presidente do Supremo estará em Londres, onde vai proferir palestra no curso “New Trends in The Common Law: Digital Governance and the Rule of Law”, abordando o tema da liberdade de expressão, mídias sociais e fake news.
No mesmo dia, o ministro se reunirá com o presidente da Corte Suprema britânica, Lord Reed of Allermuir. Ele finaliza o dia em jantar com o embaixador do Brasil em Londres, Antonio Patriota, e outras autoridades.
Na sexta-feira (13), o ministro estará em Paris para participar de painel do Fórum Esfera – Paris. A partir das 9h, Barroso fala sobre Direito e Sustentabilidade Ambiental. O fórum ocorrerá no Pavillon Vêndome. Depois, o ministro se reunirá com embaixador do Brasil em Paris, Ricardo Neiva Tavares.
Presidente da Câmara e Senado
Com o Congresso Nacional em ebulição contra o STF e o governo Lula, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), estarão fora do Brasil nas próximas semanas, segundo informou a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.
Pacheco levará um grupo de senadores para a Europa. A primeira parada será em Portugal, onde o presidente do Senado terá encontro com autoridades em Lisboa e receberá medalha de honra em Coimbra.
De Portugal, Pacheco seguirá para Paris, na França, onde será um dos palestrantes do Fórum Internacional Esfera. Ao todo, o presidente do Senado deve ficar fora do Brasil de 10 a 16 de outubro.