Barroso parabeniza PF por indicação de delegado para chefiar Interpol
O delegado Valdecy Urquiza foi eleito para o cargo de secretário-geral da Interpol pelo Comitê Executivo da organização
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, parabenizou a Polícia Federal (PF) pela eleição do delegado Valdecy Urquiza para o cargo de secretário-geral da Interpol. A indicação do Comitê Executivo da Interpol deve ser ratificada, em novembro, pela Assembleia Geral da organização.
Ao abrir a sessão desta terça-feira (25/6), Barroso destacou que se trata do cargo executivo mais importante, internacionalmente, para a cooperação policial entre os países e para o combate ao crime transnacional. “Cumprimento, portanto, a Polícia Federal brasileira por essa importante indicação”, destacou.
A eleição do delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza ocorreu em Lyon, na França. O mandato vai de 2024 e 2030.
É a primeira vez, em 100 anos de história da Interpol, que a organização será comandada por um brasileiro. Também será a primeira vez em que a Interpol terá como secretário-geral um representante de um país em desenvolvimento.
Segundo a PF, a eleição do delegado Urquiza reflete “a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial”.
O delegado Urquiza exerce atualmente o cargo de diretor de cooperação internacional da PF. Além disso, ocupa, desde 2021, mandato como vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol. Também atuou como diretor adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização, entre 2018 e 2021.