metropoles.com

Barroso mantém indenização da União a sogro de Zanin por grampos

Barroso indeferiu recurso da União e manteve decisão que determinou o pagamento de compensação pecuniária de R$ 50 mil a Roberto Teixeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida de Roberto Teixeira
1 de 1 Imagem colorida de Roberto Teixeira - Foto: Divulgação

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, negou seguimento a um recurso da União contra decisão que determinou o pagamento de compensação pecuniária de R$ 50 mil ao advogado Roberto Teixeira, defensor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante acusações da Operação Lava Jato.

A decisão questionada no recurso extraordinário foi do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que ainda previu, em abril de 2022, incidência de correção monetária, pelo índice IPCA-E, e juros de mora de 0,5% ao mês sobre o valor, a contar da data do acórdão.

O TRF-3 condenou a União a pagar o valor por considerar incompetência do Juízo da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba/PR para deliberar sobre medida de interceptação telefônica em que constava o envolvimento de interlocutores com prerrogativa de foro. Além de considerar a ilegalidade da violação à norma de sigilo das diligências.

A quebra de sigilo partiu do então juiz Sérgio Moro, em 2016. Em 2021, o STF reconheceu a suspeição dele nas atuações dos processos contra Lula e anulou as condenações.

Na ocasião, relacionada a Roberto Teixeira, que é sogro do ex-advogado Cristiano Zanin, hoje ministro do STF, a Justiça considerou que foram expostas indevidamente “a privacidade, a imagem, a honra e as prerrogativas profissionais do autor, causando-lhe danos morais que deverão ser indenizados”.

Barroso considerou que, para rever a decisão do TRF-3 “seria necessário reexaminar os fatos e as provas dos autos, o que não é cabível em sede de recurso extraordinário Incidência da Súmula 279/STF”, disse em sua decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?