metropoles.com

Barroso: instrumento eficaz contra o coronavírus é o isolamento

O ministro do STF afirmou que se quarentena for rigorosa consegue-se a diminuição do contágio pelo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CARLOS HUMBERTO/STF
Lu–s-Roberto-Barroso-Carlos-Humberto-STF-840×577
1 de 1 Lu–s-Roberto-Barroso-Carlos-Humberto-STF-840×577 - Foto: CARLOS HUMBERTO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso defendeu de forma veemente a política de isolamento social como forma de combater a epidemia de coronavírus. “O instrumento eficaz é o isolamento. As evidências empíricas mostram que essa é a ferramenta para enfrentar o problema”, afirmou, em entrevista à rádio BandNews na tarde desta sexta-feira (10/04). Ele lembrou que muitos países do primeiro mundo, como Espanha, Estados Unidos e Itália, não adotaram a medida num primeiro momento e agora enfrentam índices de letalidade “devastadores”.

“Parece que depois de duas ou três semanas de isolamento rigoroso, consegue-se o achatamento da curva de contágio”, afirmou, conclamando à população que preste atenção “ao que dizem os especialistas, não os políticos”. “É ruim misturar saúde pública com varejo político”, afirmou Barroso, para quem o surgimento da doença resgatou os valores iluministas da ciência e da razão.

O presidente Jair Bolsonaro tem defendido medidas mais brandas de isolamento social como forma de amenizar os efeitos do surto na economia e no mercado de trabalho.

O ministro disse entender o lado de quem precisa trabalhar “não estão vivendo uma situação banal”, e destacou que o governo está promovendo ações para quem não pode fazer home office. “Mas se o trabalhador sair, pegar a doença e morrer, a situação da família vai ser ruim para a eternidade, ou mesmo se trouxer o vírus para casa e contaminar a família, carregará para sempre a culpa e a angústia”, comentou.

Barroso disse estar trabalhando em casa, fazendo videoconferências, não só para se proteger, mas também aos outros. “Temos de ter cuidado e preocupação com as pessoas (economicamente), mas temos de preservar a vida acima de tudo”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?