metropoles.com

Barroso indica apoio a Moraes para julgar golpismo na 1ª Turma do STF

Presidente do STF afirmou que caso será levado a plenário se o relator e a 1ª Turma entenderem ser necessário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Metrópoles
Luís Roberto Barroso STF
1 de 1 Luís Roberto Barroso STF - Foto: Gustavo Moreno/ Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, indicou apoio para que o julgamento da suposta trama golpista no governo de Jair Bolsonaro (PL) seja feito pela 1ª Turma da Corte. “O juízo natural dessas matérias é a Primeira Turma. O excepcional seria ir para o plenário”, afirmou Barroso.

Há a possibilidade de que o caso seja levado a plenário. Barroso, no entanto, destacou que isso só poderia ser feito se o relator, o ministro Alexandre de Moraes, e o colegiado entendessem ser necessário.

“Se o relator e a Primeira Turma entenderem em enviar para o plenário, vai para o plenario. Mas a competência é deles e não é um assunto que sequer está na alçada do presidente”, afirmou Barroso a jornalistas, nesta quarta-feira (27/11).

A fala de Barroso foi feita durante um ato no Bosque dos Constituintes. O presidente do STF e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, plantaram uma muda de árvore nativa do Cerrado no local.

Vídeo: Ibaneis e Barroso plantam muda de árvore

 

Na última semana, a Polícia Federal (PF) concluiu as investigações sobre a trama golpista ocorrida nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro, em 2022.

O relatório final, então, foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR). Com isso, a procurador Paulo Gonet avaliará o material e decidirá se oferece denúncia contra os 37 indiciados, entre eles o ex-presidente Bolsonaro.

O relatório final das investigações narram uma trama para decretar um golpe de Estado nos meses finais de 2022, a fim de impedir que o então candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assumisse a Presidência da República e assim manter Jair Bolsonaro no cargo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?