metropoles.com

Barroso elogia delegada que apontou crimes de Bolsonaro: “Corajosa”

Luís Roberto Barroso fez balanço de sua gestão à frente do TSE, nesta quinta-feira (17/2). Ele deixa a presidência após 2 anos de atuação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro Luís Roberto Barroso chegando ao STF para reunião com o Governador João Doria
1 de 1 Ministro Luís Roberto Barroso chegando ao STF para reunião com o Governador João Doria - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em uma fala emocionada, em prol da representatividade feminina e do fim do discurso de ódio nas eleições, o ministro Luís Roberto Barroso enalteceu, nesta quinta-feira (17/2), o trabalho da delegada da Polícia Federal Denisse Dias Rosas Ribeiro. Ela apontou ter encontrado indícios de crime contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), em inquérito sobre a suposta invasão hacker ao TSE.

Durante o discurso de balanço após dois anos na presidência do TSE, Barroso falou sobre as tentativas de tumultuar o processo eleitoral e das investigações que tramitam acerca de notícias falsas no âmbito da Justiça Eleitoral. Nesse caso, Barroso elogiou Denisse Ribeiro: “Uma delegada corajosa e inteligente”.

4 imagens
Ministro do STF, Luís Roberto Barroso
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, anuncia, em entrevista coletiva, o resultado da 6ª edição do Teste Público de Segurança (TPS) do sistema eletrônico de votação das urnas
1 de 4

Barroso, ministro do STF e presidente do TSE

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

Ministro do STF, Luís Roberto Barroso

Gustavo Moreno/ Metrópoles
3 de 4

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF

Gustavo Moreno/ Especial Metrópoles
4 de 4

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, anuncia, em entrevista coletiva, o resultado da 6ª edição do Teste Público de Segurança (TPS) do sistema eletrônico de votação das urnas

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

A delegada considerou que Bolsonaro, em conjunto com o deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR), na condição de funcionários públicos, revelaram conteúdo de inquérito policial que deveria permanecer em segredo até o fim das diligências. No entanto, declarou que não pode indiciar ambos devido à prerrogativa de foro que têm.

Denisse Ribeiro afirmou ter encontrado indícios de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve “atuação direta, voluntária e consciente” na prática do crime de violação de sigilo funcional.

Sobre o assunto, Barroso afirmou que o Brasil vive um período triste e que a delegada descreveu em seu relatório sobre a “identificação da atuação de uma estrutura que opera especialmente por meio de um autodenominado “gabinete do ódio”.

“Um grupo que produz conteúdos e/ou promove postagens em redes sociais atacando pessoas (alvos) previamente eleitas pelos integrantes da organização, difundindo-as por múltiplos canais de comunicação, em atuação consistente no amplo emprego de vários canais da rede mundial de computadores, especialmente as redes sociais”, disse.

Em sua despedida, Barroso ainda frisou: “Este é o Brasil de hoje, na descrição não de um líder de oposição, mas da Polícia Federal, em relatório elaborado por delegada corajosa e independente. Vivemos um momento triste em que se misturam o ódio, a mentira, as teorias conspiratórias, o anticientificismo, as limitações cognitivas e a baixa civilidade”, completou em seu discurso.

O ministro se despede da presidência do TSE com um balanço de sua gestão. No dia 22 de fevereiro, o ministro Edson Fachin toma posse como novo gestor da Corte Eleitoral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?