metropoles.com

Barroso devolve cargo de prefeita à irmã de ministro das Comunicações

Luanna Martins Bringel Rezende foi alvo de operação da Polícia Federal contra suposto desvio na Codevasf

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Luanna Bringel e Juscelino Filho
1 de 1 Luanna Bringel e Juscelino Filho - Foto: Reprodução/Instagram

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou o afastamento e autorizou o retorno de Luanna Martins Bringel Rezende ao cargo de prefeita de Vitorino Freire, no Maranhão. Luanna é irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA).

Ela foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) que investiga supostos desvios na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A corporação apura se parte dos recursos da empresa pública teria sido utilizada para asfaltar uma rodovia que leva à fazenda da família do ministro das Comunicações e da prefeita. Juscelino Filho também é investigado no caso.

Na decisão, Barroso explica que o afastamento da prefeita foi solicitado pela PF e teve o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR), “como efeito imediato a interrupção da engrenagem criminosa, preservando o Erário, evitando a continuidade dos delitos e que o cargo fosse utilizado para dificultar as investigações”, destacou.

No entanto, o ministro do STF concluiu que o afastamento da prefeita não é mais necessário, uma vez que o município tomou uma série de medidas relacionadas ao caso, como o afastamento da servidora investigada e a suspensão de pagamentos a empresas suspeitas.

3 imagens
Juscelino Filho e a irmã, a prefeita de Vitorino Freire (MA) Luanna Rezende
Ministro Juscelino Filho viaja a Barcelona para o MWC 2024
1 de 3

Prefeita afastada de Vitorino Freire (MA), Luanna Bringel, ao lado do irmão, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho

Reprodução/Instagram
2 de 3

Juscelino Filho e a irmã, a prefeita de Vitorino Freire (MA) Luanna Rezende

Divulgação
3 de 3

Ministro Juscelino Filho viaja a Barcelona para o MWC 2024

Isac Nóbrega/MCom

Relembre o caso

Quando era deputado federal, Juscelino Filho destinava dinheiro de emendas para a cidade de Vitorino Freire. Parte desses recursos era aplicada no asfaltamento da rodovia que passa pela fazenda da família.

A PF cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, Vitorino Freire e Bacabal, todas no Maranhão.

A defesa do ministro Juscelino Filho negou irregularidades. “Toda atuação de Juscelino Filho, como parlamentar e ministro, tem sido pautada pelo interesse público e atendimento da população”, alegou.

Repercussão

Nas redes sociais, Luanna comemorou a decisão de Barroso: “Recebo a notícia com serenidade. Prevaleceu o senso de justiça do STF, que reconheceu aquilo que venho dizendo desde o início, sempre venho realizando as obras em benefício da população.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?