metropoles.com

Barroso: “Dados vazados por Bolsonaro auxiliam milícias digitais”

Presidente da Corte Eleitoral disse que “faltam adjetivos para qualificar atitude deliberada” do chefe do Poder Executivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Ministro Luís Roberto Barroso
1 de 1 Ministro Luís Roberto Barroso - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Durante a primeira sessão do ano, nesta terça-feira (1º/2), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) devido ao vazamento de informações da investigação sigilosa sobre um ataque hacker contra o órgão.

“Tivemos que tomar uma série de providências de reforço da segurança cibernética dos nossos sistemas para nos protegermos. Faltam adjetivos para qualificar a atitude deliberada de facilitar a exposição do processo eleitoral brasileiro a ataques de criminosos”, criticou o ministro.

Segundo Barroso, a atitude de Bolsonaro ajudou “milícias digitais e hackers” que queriam invadir o sistema do TSE.

“Ninguém fornece informações que possam facilitar ataques, invasões, e outros comportamentos delituosos. Tudo aqui é transparente, mas sem ingenuidades”, ressaltou.

“Sempre lembrando que informações sigilosas que foram fornecidas à Polícia Federal para auxiliar uma investigação foram vazadas pelo próprio presidente da República em redes sociais, divulgando dados que auxiliam milícias digitais e hackers de todo o mundo que queiram invadir nossos equipamentos”, completou.

Após o vazamento dos dados do inquérito, o TSE solicitou uma investigação contra Bolsonaro, que faltou ao depoimento marcado para a semana passada. O caso está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em despacho, a delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro, da Polícia Federal, declarou que elementos colhidos em investigação apontam que o presidente teve “atuação direta, voluntária e consciente” na prática do crime de violação de sigilo funcional.

Veja o desabafo de Barroso:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?