Barragens se rompem na Bahia e deixam mais de 200 pessoas desabrigadas
Com as fortes chuvas que atingiram o estado da Bahia, duas barragens se romperam. Bolsonaro sobrevoou a região na manhã deste domingo
atualizado
Compartilhar notícia
Após as fortes chuvas que atingem o estado da Bahia desde a última terça-feira (7/12), duas barragens romperam e derrubaram casas no município de Apuarema, a cerca de 344 km de Salvador. Em virtude dos estragos, o governador Rui Costa decretou estado de emergência. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou a região na manhã deste domingo (12/12).
Segundo informações do G1, o prefeito de Apuarema, Rogério Costa (PP), afirmou que alguns imóveis chegaram a ruir por causa da força das águas, deixando mais de 242 desabrigados na cidade. Não há registro de pessoas desaparecidas no município nem de mortes provocadas pela chuva.
Veja o sobrevoo de Bolsonaro no local:
Rogério informou ao portal que as famílias desabrigadas foram levadas para a Escola Aurino Nery, local que também funciona como ponto de coleta de alimentos, colchões, roupas e materiais de higiene. O rompimento das barragens aconteceu na tarde de sexta-feira (10/12).
Uma outra barragem, com risco de rompimento, está sendo avaliada desde a tarde desse sábado (11/12) por técnicos da Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec), do Corpo de Bombeiros e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Entenda a situação
Desde a última terça-feira (7/12), diversas cidades brasileiras têm sido castigadas pelas severas chuvas que atingem a região. O governo federal publicou uma edição extra do Diário Oficial da União em que reconhece, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em outras 32 de Minas Gerais. Nos últimos dias, os dois estados sofreram com fortes chuvas.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que aguarda o contato dos governadores Rui Costa (PT-BA) e Romeu Zema (Novo-MG) para disponibilizar o apoio federal às cidades alagadas pelas chuvas nos dois estados.
Em virtude dos estragos causados pelo temporal, o governador da Bahia decretou situação de emergência em 24 municípios. Pelo documento, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades.
Como ajudar
O Corpo de bombeiros e a Polícia Militar da cidade de Itamaraju fizeram campanhas de doações para as famílias desabrigadas e desalojadas. Para quem não é do estado, a prefeitura divulgou dados para doações em dinheiro na conta do Fundo Municipal de Assistência Social. PIX: 18705821000199.