Chuvas: barragens no Sul correm risco de rompimento iminente
Duas estruturas do município de Pelotas são acompanhadas e pessoas em áreas de risco são orientadas a deixar locais
atualizado
Compartilhar notícia
Duas barragens do município de Pelotas (RS) estão em risco de ruptura iminente. A região vem sendo castigada pelas chuvas desde o início desta semana. As estruturas são monitoradas nesta quarta-feira (25/9) e a situação é classificada como emergência. Os dois barramentos estão localizados no bairro de Passo Alto.
A Defesa Civil do estado afirmou que articulou junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil a orientação para que moradores de áreas de risco sejam retirados. Outras medidas de contingência, como o direcionamento do fluxo d’água para regiões inabitadas, também estão em atividade, conforme divulgado pela instituição.
Ao menos uma barragem pertence a um particular. O governo estadual afirmou que a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) está em com o proprietário para que a legislação sobre segurança de barragens seja cumprida.
O município de Pelotas teve ao menos 13 pessoas desabrigadas e oito desalojadas por causa das chuvas. Durante as chuvas da última terça-feira (24/9).
Municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos por fortes chuvas nos últimos dias. Pedro Osório registrou 115,8 milímetros (mm) de chuva, maior volume captado por uma estação meteorológica nos últimos dias. Capão do Leão e Camaquã também tiveram volumes consideráveis, com 110 mm e 98,4 mm, respectivamente.