Barragem rompe e lama invade Brumadinho, em Minas Gerais. Veja vídeos
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram mobilizados até o local do incidente. Ainda não se sabe a origem do rompimento
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das barragens da mineradora Vale estourou, nesta sexta-feira (25/1), no município de Brumadinho, em Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram mobilizadas. Ainda não há notícias de vítimas ou da extensão atingida pela lama.
Moradores da região – que residem na parte mais baixa da cidade – tiveram que deixar suas casas, segundo a Defesa Civil. Os técnicos estão buscando o local exato do rompimento e avaliando a extensão do desastre.
No Twitter, internautas divulgaram fotos e vídeos da lama acumulada por causa da água que saiu da barragem. Alguns alertaram ainda sobre o risco de ficar próximo ao local, pedindo aos moradores que se afastem da região. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros está sobrevoando a localidade em busca de feridos.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai viajar para o município de Brumadinho neste sábado (26) para acompanhar o desempenho do governo federal frente ao desastre. Ele chegou a criar um gabinete de crise para amparar as atividades no local. Equipes da Defesa Civil, do Meio Ambiente e de Minas e Energia foram mobilizadas para atender as demandas do incidente.
Veja vídeos:
É assustador a quantidade de lama que desceu da barragem da Vale em Brumadinho. pic.twitter.com/enexjelyIj
— Uai Tevê (@uaiteve) 25 de janeiro de 2019
GENTE TODO MUNDO QUE TÁ NA PARTE DA AVENIDA NO MOMENTO SE POSSÍVEL SAIAM DAÍ AGORA, UMA BARRAGEM DA VALE ROMPEU E ESSA ÁREA CORRE MUITO RISCO, FALO PRA QUALQUER LUGAR PERTO DO RIO
— scar man (@affelipebrandao) 25 de janeiro de 2019
Alerta
A explosão da barragem colocou em estado de alerta o Parque de Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo. A assessoria de imprensa do local afirmou ao Metrópoles que, por ora, a lama não atingiu o espaço, no entanto, por medida de segurança, os visitantes estão sendo retirados da área.
A Prefeitura Municipal de Brumadinho pediu, por meio das redes sociais, que a população da cidade mantenha distância do Rio Paraopeba, um dos principais afluentes do Rio São Francisco.
Nota da Vale
Em nota, a Vale confirmou o rompimento da barragem na Mina Feijão. Segundo a mineradora, as primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
“A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.
A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.
A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas”, divulgou a empresa.